,

Cometas são objetos fascinantes. Resquícios congelados da formação do Sistema Solar que se evaporam lentamente à medida que se aproximam do Sol, deixando em seu rastro detritos que formam suas magníficas caudas. Eventualmente, as partículas de poeira deixadas no caminho podem penetrar a atmosfera terrestre, dando origem às espetaculares chuvas de meteoros.

 

Neste mês, além da tradicional chuva de meteoros Eta Aquarídeos no começo do mês, teremos a oportunidade de conhecer melhor o recém descoberto cometa C/2020 F8 (Swan). Aproveite essa chance pois os cometas são notórios por seu comportamento errático e podem perder brilho inesperadamente.

 

CALENDÁRIO CELESTE

 

DIA 6: Poeira Cósmica

 

O mês começa com uma das melhores chuvas de meteoros do ano. Os Eta Aquarídeos são provocados por partículas de poeira deixadas pelo famoso Cometa Halley. Sob condições ideais, podem ser vistos até 50 meteoros por hora. Olhe para o leste a partir das 3h.

 

DIA 15: Encontro em Aquário

 

A Lua minguante faz uma passagem próxima ao planeta vermelho na madrugada do dia 15, sexta-feira. Os gigantes Júpiter e Saturno podem ser vistos ali perto, na constelação vizinha de Capricórnio.

 

DIA 20: Cometa ao Norte

 

Descoberto em março deste ano, o cometa C/2020 F8 (Swan) começa o mês em Peixes e se desloca rumo a Perseu, onde deve atingir o brilho máximo por volta do dia 20. Use binóculos para procurá-lo próximo ao horizonte norte no final da madrugada.

 

DIA 22: Até logo, Vênus

 

A “Estrela D’Alva” se despede do céu vespertino com um encontro com Mercúrio, com quem fica lado a lado logo após o pôr-do-sol. O par fica visível a oeste enquanto o céu começa a escurecer. A partir de junho, Vênus passa ser observado antes do amanhecer, a leste.

 

*Gustavo Rojas (@gurojas) é físico da Universidade Federal de São Carlos. Esta coluna foi certificada com o selo de qualidade da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

 

Fonte: Revista Galileu


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.