O grupo apresenta os premiados espetáculos “O Avesso do Claustro”, “Concerto de Ispinho e Fulô”, “Cantata para um bastidor de Utopias” e “Ledores no Breu” no Teatro de Contêiner Mungunzá.
Cia do Tijolo estreia mostra de repertório com ações presenciais e transmissões ao vivo pela internet
De 14 de maio a 13 de junho de 2022, a Cia do Tijolo realiza uma mostra de repertório em formato híbrido no Teatro de Contêiner Mungunzá, que fica Rua dos Gusmões, 43 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP. Serão apresentados quatro espetáculos vencedores de prêmios emblemáticos da cena teatral como o Prêmio Shell, Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro e Prêmio Governador do Estado de São Paulo.
De 14 a 16 de maio, sábado às 20h, domingo às 18h, segunda-feira às 20h, o grupo apresenta “O Avesso do Claustro”, espetáculo que presta homenagem a Dom Helder Câmara, defensor dos direitos humanos no Brasil e indicado por quatro vezes ao Nobel da Paz. No dia 16 de maio, às 20h, o grupo realiza uma transmissão ao vivo da apresentação no canal do Youtube: www.youtube.com/c/ciadotijolo.
“O Avesso do Claustro” deseja trazer novamente para o meio da ágora o legado de Dom Helder Câmara, arcebispo de Recife e Olinda, personagem fundamental nas históricas lutas de resistência política durante o regime militar e na construção do ideário da igreja progressista engajada nos movimentos sociais.
A temporada segue com “Concerto de Ispinho e Fulô” de 21 a 23 de maio, sábado às 20h, domingo às 18h, segunda-feira às 20h, e transmissão ao vivo no youtube no dia 23 de maio, às 20h. O espetáculo narra a história de uma companhia de teatro que faz uma viagem no tempo e chega ao Cariri, no Ceará, para uma entrevista com Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, que acaba declamando, através de versos, seus desejos, inquietações, esperanças e desilusões.
De 04 a 06 de junho, sábado às 19h, domingo às 18h, segunda-feira às 19h, o grupo apresenta “Cantata para um bastidor de Utopias”, e transmissão ao vivo no youtube no dia 06 de junho, às 19h. O espetáculo organiza em torno da figura de Federico Garcia Lorca uma polifonia sobre os regimes de exceção, os desaparecidos políticos e a reinvenção do mundo a partir da poesia, engendrando novas possibilidades de se interpretar a história, de leitura do presente, de pensar o futuro.
Por essa mesa-palco, formato em que o público é parte ativa da encenação, já passaram nomes como Paulo Vannuchi, Luís Carlos Moreira, Rosalina Santa Cruz, Luiza Erundina, Adriano Diogo, Celso Frateschi, César Vieira, Frei Betto, Ilo Krugli, Ivan Seixas, Tim Urbinatti, Marco Antônio Barbosa, Cecília Boal, Maurice Politi, Belisário dos Santos Junior, Sônia Guedes e Dulce Muniz. O projeto tornou-se uma das mais instigantes experiências vividas pelo grupo e também para o público.
De 11 a 13 de junho, sábado às 20h, domingo às 18h, segunda-feira às 20h, o grupo apresenta “Ledores no Breu”, e transmissão ao vivo no youtube em 13 de junho, às 20h. Inspirado no texto “Confissão de Caboclo” do poeta Zé da Luz e no pensamento e prática do educador Paulo Freire, o espetáculo trata das relações entre o homem sem leitura e sem escrita com o mundo ao seu redor, trazendo uma reflexão sobre as consequências do analfabetismo e do analfabetismo funcional.
As ações fazem parte do projeto “A Cabeça Pensa onde os Pés Pisam – celebrando Paulo Freire no seu centenário” contemplado na 37ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.
Mais informações: www.facebook.com/ciadotijolo e www.instagram.com/ciadotijolo
SERVIÇO: Mostra de Repertório da Cia do Tijolo
- Temporada: 14 de maio a 13 de junho de 2022
- Onde: Teatro de Contêiner Mungunzá – Endereço: Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia, São Paulo-SP – 01212-000 – Telefone: (11) 97632-7852
- Ingressos: Meia entrada: R$ 20,00 / Inteira: R$ 40,00
- Link para adquirir ingressos: https://www.sympla.com.br/
produtor/teatrodeconteiner - Espetáculo “O Avesso do Claustro”
- Sinopse: Missa profana e poema, celebração da utopia e da canção. O Avesso do Claustro revela um pouco do legado de Dom Helder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Três personagens que se juntam para visitá-lo, fazer- lhe perguntas, por vezes discordar de suas idéias, outras vezes concordar com elas, mas principalmente ouvir de novo a voz do Bispo Vermelho, do Bispo poeta. Junto com ele, atores, personagens, palco e platéia buscam reaprender a imaginar novos mundos possíveis em tempos obscuros. Duração: 1h30. Classificação: 12 anos
- Quando: 14 a 16 de maio de 2022 – Horários: Sábado 20h00 / Domingo 18h00 / Segunda-feira 20h00
- Transmissão ao vivo no dia 16 de maio, a partir de 20h00: www.youtube.com/c/ciadotijolo
Espetáculo “Concerto de Ispinho e Fulô”
- Sinopse: O espetáculo narra a história de uma companhia de teatro que faz uma viagem no tempo e chega ao Cariri, no Ceará, para entrevistar Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré. À medida que Patativa declama seus versos, desfilam diante dos olhos do público as dores da seca, os animados bailes de sua gente, a receptividade do sertanejo, a graça de suas histórias. O que seria uma entrevista costumeira se transforma em um grande passeio, um verdadeiro encontro entre dois mundos tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes: São Paulo e Assaré. Duração: 2h00 – Classificação: Livre
- Quando: 21 a 23 de maio de 2022 – Horários: Sábado 20h00 / Domingo 18h00 / Segunda-feira 20h00
- Transmissão ao vivo no dia 23 de maio, a partir de 20h00: www.youtube.com/c/ciadotijolo
Espetáculo “Cantata para um bastidor de Utopias”
- Sinopse: Após a prisão da revolucionária Mariana Piñeda, surge Heleny Guariba, mulher de teatro, ativista, desaparecida em 1971 na Casa da Morte em Petrópolis, que vem para lembrar que trajetórias como a de Mariana aconteceram tantas e tantas vezes em nossa história recente. Heleny é a voz, que juntamente com a de Lorca e a de Mariana, convoca o público a se ‘abancar’ em volta de uma mesa-palco e a encarar um pedaço da realidade. A cada apresentação há um convidado que, contracenando com a ficção, narra um pouco de sua experiência durante o período da ditadura brasileira, além de refletir sobre o papel da arte na resistência à barbárie. Duração: 3h00 Classificação: 12 anos
- Quando: 04 a 06 de junho de 2022 – Horários: Sábado 19h00 / Domingo 18h00 / Segunda-feira:19h00
- Transmissão ao vivo no dia 06 de junho, a partir de 19h00: www.youtube.com/c/ciadotijolo
Espetáculo “Ledores no Breu”
- Sinopse: O espetáculo retrata a caminhada de um homem em busca de uma resposta crucial. Ele percorre muitas léguas levando consigo uma carta. Vai atrás de um delegado para confessar seu crime, se entregar a prisão e, acima de tudo, contar sua triste e analfabeta história. Nessa trajetória se cruzam outras histórias, e muitas são as razões, fatos e questões em uma narrativa sobre as formas de se ler e escrever o mundo em que vivemos. Duração: 1h30 Classificação: Livre
- Quando: 11 a 13 de junho de 2022 – Horários: Sábado 20h00 / Domingo 18h00 / Segunda-feira 20h00
- Transmissão ao vivo no dia 13 de junho, a partir de 20h00: www.youtube.com/c/ciadotijolo
- Realização: Cia do Tijolo, Cooperativa Paulista de Teatro e Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo
Fonte: Assessoria de Imprensa - Luciana Gandelini
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.