Nada melhor do que chegar em casa depois de um dia cansativo, tomar um banho e dormir, não é mesmo? Um sono saudável é extremamente importante para recuperar seu corpo e prepará-lo para um novo dia que se encaminha. Porém, devido a agitação do dia-a-dia, nem sempre é isso que acontece.
Muito nos é falado sobre a importância de respeitar nossos ciclos biológicos, como o sono. Os benefícios de uma rotina equilibrada são imensos a nossa saúde. As pessoas, normalmente, acreditam que 7-8 horas de sono diários sejam o suficiente. No entanto, cada organismo tem necessidades especificas, e isso pode variar conforme sua idade.
Muitas pessoas passam a adiar o seu descanso, deixando para o fim de semana a tarefa de recuperar as noites mal dormidas. E, isso pode ter um efeito extremamente negativo em nosso organismo. Dormir mal, ou simplesmente não dormir, pode enfraquecer suas defesas e, ao longo do tempo, resultar em sérias consequências.
Exaustão, depressão, alterações hormonais, doenças cardiovasculares, problemas na visão, e até mesmo diabetes são algumas doenças que podem se desenvolver devido ao sono desregulado, ou a falta dele.
Nosso corpo e aparência também são afetadas pela falta de sono. Ganho de peso, olheiras, palidez e má aparência são alguns dos sinais que podem vir a aparecer a médio prazo. A falta de sono ainda pode ocasionar o envelhecimento precoce, influenciar na sua concentração e diminuir sua eficiência.
Idade e Sono
Um estudo realizado pela National Sleep Foundation e seus pesquisadores estabeleceram uma conexão entre nossa idade e a quantidade de horas necessárias para um bom sono. Quanto mais velha uma pessoa é menos horas de sono ela precisa para se recuperar.
Na tabela abaixo você pode conferir quantas horas de sono são necessárias de acordo com cada idade:
0 a 3 meses: 14 a 17 horas
4-11 meses: 12-15 horas
1-2 anos: 11-14 horas
3-5 anos: 10 a 13 horas
6-13 anos: 9-11 horas
14 a 17 anos: 8 a 10 horas
18-25 anos: 7-9 horas
26-64 anos: 7-9 horas
65+ anos: 7-8 horas
Bebês com idades de até 3 meses precisam de mais horas de sono. Já as crianças e adolescentes, com idade até os 18 anos, devem dormir entre 8 e 10 horas de sono. Conforme a idade avança, os números vão variando. No entanto, é importante ressaltar que cada organismo possui suas próprias necessidades e, dessa forma, esses números podem se alterar.
Algumas dicas podem ser seguidas e poderão ajudar na melhoria da qualidade de suas noites. Manter o dia e a noite para suas respectivas atividades é de suma importância. Durante o dia as pessoas devem ficar acordadas e realizar suas atividades normalmente. Já durante a noite, devem dormir e descansar. A inversão desse esquema pode acarretar em problemas para dormir.
Regular seu horário de ir dormir também é muito importante. De preferencia dormir e acordar todos os dias no mesmo horário. Bebidas tônicas devem ser evitadas, assim como comer demais antes de ir dormir. Uma cama confortável e vestir roupas que não lhe incomodem vão ajudar bastante.
Aparelhos eletrônicos como TV e celular podem prejudicar a qualidade de seu sono e devem ser evitados. Caminhadas ao ar livre pode ajuda-lo a adormecer mais rapidamente e a pratica regular de exercícios físicos também trara diversos benefícios a sua saúde.
Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.
Fonte: Fatos desconhecidos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.