Comer sacia nosso apetite e acalma ao mesmo tempo. O problema surge quando usamos isso para “saciar” nossas situações de estresse. E quando o momento de relaxamento acaba, surge a culpa e outras emoções negativas que voltam a gerar mais estresse, criando um círculo vicioso.
O que devo fazer quando me sinto estressado?
1. Mude seu foco de atenção
Quando você começa a se sentir estressado ou pressionado, e sua cabeça passar automaticamente a pensar em comida, tente fazer outra coisa, mude o foco da sua atenção, distraia-se. Algo muito simples de fazer é ligar para alguém: isso fará com que você se mantenha entretido, sendo obrigado a prestar atenção na conversa.
2. Registre os momentos de fraqueza
Para quando isso ocorrer, tenha consigo um pequeno caderno e descreva o que você sente, o momento e a situação. Isso te ajudará a identificar quais são os instantes de fraqueza, aumentando sua consciência sobre as medidas e ferramentas disponíveis para evitá-los de um modo mais saudável. É provável que seja difícil no começo, mas você vai ver que esta é uma dica de grande ajuda.
3. Coma conscientemente
Comer acaba sendo tão automático que raramente tomamos consciência do ato. Comemos tão rapidamente e pensando em outras coisas que, quando nos damos conta, o prato já esvaziou e nem percebemos.
Concentre-se em sua comida, ingira os alimentos vagarosamente, curtindo cada sabor e textura. De acordo com o professor de psicologia da Universidade da Califórnia Edward Abramson, “quanto mais consciente a pessoa for sobre sua relação com a comida, maior é sua força de vontade”. Alimente-se devagar!
4. Sim… é preciso fazer exercício
Isso não é novidade para ninguém. Todos conhecemos os benefícios decorrentes da prática de exercícios. Não é preciso parar toda sua vida para passar o dia na academia. Apenas tente fazer uma atividade de que goste. Isso não apenas irá beneficiar seu corpo, mas também reduzirá seus níveis de ansiedade.
5. Por último…. durma bem
Está comprovado que as pessoas que dormem pouco comem em excesso. Portanto, organize-se para dormir a quantidade de horas de que seu corpo precisa. Caso tenha dificuldades para adormecer, leve em consideração a dica anterior e faça exercícios físicos antes de dormir. Isso, aliado a uma boa ducha fará com que seu corpo e mente relaxem, permitindo o descanso saudável.
Fonte: Incrivel Club
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.