cocumelopggg

 

Excelente fonte de proteínas e fibras solúveis, os cogumelos garantem saciedade com baixos teores de gordura que, além de contribuir para o emagrecimento, melhoram o funcionamento do intestino, controlam os níveis de açúcar no sangue e favorecem o metabolismo de gorduras.

 

O alimento de baixas calorias, porém, deve ser preparado de um jeito certo para promover os benefícios. Isso porque, segundo uma pesquisa realizada na Espanha, a capacidade antioxidante e o conteúdo nutricional dos cogumelos podem ser afetados negativamente pelo processo de cozimento.

 

Como preparar cogumelos: melhor forma

cocumelogpg

 

Para o trabalho cientifico, pesquisadores avaliaram a influência de diferentes modos de preparos do alimento, como cozimento em água fervente, no micro-ondas, grelha e ou fritura dos tipos mais consumidos no mundo para, em seguida, comparar as amostras com suas versões in natura.

 

Foi constatado então que a melhor maneira de preparar cogumelos para preservar suas propriedades nutricionais é através de grelha ou micro-ondas, já que fritos e cozidos eles perderam significativamente a capacidade antioxidante.

 

Os cogumelos fritos, em particular, revelaram uma perda severa de proteínas e carboidratos, além de um aumento de gordura e queda de valor nutricional.

 

Benefícios dos cogumelos para a saúde

cocumelogpgp

 

Rico em minerais e vitaminas A, C e do complexo B, o cogumelo atua em várias funções do organismo, como geração de energia, síntese hormonal e melhora nos sistemas nervoso, imunológico e gastrointestinal. O alimento também é capaz de reduzir o colesterol e controlar os efeitos dos radicais livres no corpo.

Entre as mulheres, cogumelos têm se mostrado eficiente também na prevenção do câncer de mama, já que inibem a aromatase, enzima que produz estrogênio e aumenta os riscos da doença. A proteção, segundo estudos, chegaria a até 60% se o alimento for consumido regularmente.

 

Fonte: Vix.com


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.