A dança surgiu há muito tempo, e com o tempo e a influência de diversas culturas, a dança foi se modificando. A dança, tanto em rituais, teatros ou festas sempre esteve presente na história do homem.

 

 

A dança surgiu ainda na Pré-História. Isso era possível saber através das pinturas e rabiscos que o homem pré-histórico deixava nas cavernas, há mais ou menos 15.000 anos a.C.

 

 

O homem pré-histórico dançava por diversos motivos e um deles talvez tenha sido pelo fato de descobrirem que era possível criar um ritmo com o seu corpo, e com ele mesmo insinuar a dança. Por isso, podemos dizer que a dança e a música possuem uma profunda ligação, mesmo que uma não dependa da outra para existir.

 

 

Agora avançando um pouco mais no tempo, no Egito no ano de 2.000 a.C. Foi lá no Egito, no meio do deserto que surgiram as danças da chuva, essa dança tinha o intuito de tentar reproduzir a chuva através de movimentos e batidas com o pé, para isso era necessário um grande número de pessoas.

 

 

A dança da chuva é conhecida não só no Egito, mas em muitas outras tribos e lugares. Na América Central, por exemplo, os índios de várias tribos praticam a dança. Outra dança que era muito popular, era a dança que eles faziam quando os animais apareciam no local. Eles se vestiam de ossos, couros e carcaças desses animais, e dançavam cerca de 15 dias seguidos para atrair mais animais.

 

 

E foi nesse mesmo período, que a dança começou a ser utilizada para fins religiosos.

 

 

Na Grécia, a dança era praticada nos esportes olímpicos, era uma forma de comemoração. Na religião, as danças também eram comemorativas, homenageando alguns deuses. Nessas danças religiosas, cada um tinha uma forma de dançar, através dos movimentos do corpo, tentavam imitar um determinado deus ou o que ele representava.

 

 

Na Roma, as danças também eram praticadas na religião para homenagear os deuses. Uma dança bem conhecida é a dança para o deus Baco, era uma dança sensual e comemorativa, onde os dançarinos costumavam dançar sóbrios.

 

 

Com o tempo, no continente europeu, as danças surgiram em bailes. E foi a partir dai, que a dança começou a possuir um caráter menos funcional e mais recreativo.

 

 

A dança surgiu em cada época e lugar diferente. No Brasil, por exemplo, temos estilos como o maracatu, samba e o funk, que são produtos da diversidade de culturas que nós temos neste país. Também temos uma grande influência das danças e ritmos africanos.

 

 

Fonte: Lista de Curiosidades.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.