Carros são veículos motorizados com rodas, que são usados para o transporte. Os carros se popularizaram em um nível global no século XX, e as economias foram desenvolvidas com bastante dependência deles. Foi em 1886, que o nascimento do carro moderno aconteceu. Foi nesse ano, que Karl Benz patenteou seu Benz Patent-Motorwagen.

 

Desde essa época as pessoas são fascinadas com carros. Um dos carros de maior sucesso no mundo é Volkswagen Fusca, tendo mais de 21 milhões de exemplares produzidos. O Brasil é o terceiro país onde existem mais Fuscas, ficando atrás apenas da Alemanha e dos EUA. Aqui, nós temos aproximadamente três milhões.

 

Oficialmente, esse carro foi lançado em 1945. Contudo, bem antes, no dia 22 de junho de1934, a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã assinou um protocolo para a criação e desenvolvimento do carro com Ferdinand Porsche.

 

Fusca

 

Então, a partir de 1938 os primeiros protótipos começaram a ganhar forma. Um desses carros é o que vemos hoje todo deplorável. Ele não somente sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, como também a um incêndio. O carro foi totalmente recuperado e atualmente está avaliado em 300 mil euros, o que é aproximadamente 1,8 milhão de reais.

 

Justamente por sua raridade que o valor é explicado. Ele é um exemplar com chassi 1-0003 pré-série (VW39) que foi produzido artesanalmente em 1939 para uma demonstração à jornalistas. Antes disso, só se tem notícias de três Fuscas. Todos eles da série de protótipos VW38. Dois deles pertencem à Volkswagen e um pertence a um colecionador.

 

Além de ser uma raridade, a história desse carro faz com que ele se torne ainda mais valioso. Além de ser usado para as demonstrações, esse Fusca também serviu como laboratório para a equipe de Ferdinand Porsche conseguir experimentar os ganhos de performance no motor do Fusca primitivo.

 

O motor traseiro do carro é Tipo 64 e com um desempenho aprimorado conseguia produzir 32 cv ao invés dos costumeiros 23,5 cv. É dito que esse exemplar conseguiu alcançar 145 quilômetros por hora. Essa velocidade foi um verdadeiro marco há 82 anos.

 

Alguns detalhes também são notáveis nesse carro. Como por exemplo, a dobra vertical do capô, agora arqueado na parte superior, as partes côncavas do para-choque e o sistema de aquecimento interno aprimorado.

 

História

 

O exemplar é tão raro que foi guardado à sete chaves em um galpão. Ele foi encontrado em 1948 pela família Raffay, que é dona de uma das primeiras concessionárias Volkswagen da Alemanha.

 

Depois disso, o carro ia para alguns eventos e fazia parte da coleção particular dos Raffay em Hamburgo. Assim, ele estava, aparentemente, longe dos olhos do público e em segurança. Mas em 2011, um incêndio acabou devastando o acervo.

 

Entre os carros destruídos pelo fogo tinha um raro Lohner-Porsche, que é um carro híbrido construído por Ferdinand Porsche em 1901. O Fusca também foi completamente consumido pelo fogo e ficou arruinado.

 

Restauração

 

Mesmo assim, o incêndio não colocou um ponto final na história desse veículo. O museu alemão de protótipos, Prototyp Automuseum, pegou o carro para restaurá-lo. E depois de uma pesquisa detalhada e de vários anos de restauração, o Fusca voltou para sua plenitude.

 

Atualmente, esse que é um dos Fuscas mais antigos do mundo e também um dos mais valiosos está em um lugar de destaque no museu que fica em Hamburgo, na Alemanha.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos.


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