Não tem nem um mês da estreia de “Stranger Things” na Netflix, mas a série que recupera o imaginário da infância dos anos 1980 já ameaça até mesmo o reinado de “Game of Thrones” na internet. A criação dos irmãos Duffer é a mais popular série da atualidade – segundo votação do site IMDb. Com sua mistura bem dosada de fantasia e suspense, os oito episódios da primeira temporada já deixaram saudade.
Veja abaixo algumas curiosidades sobre a produção
1 – Charlize Theron ‘ajudou ‘no processo de caracterização
O visual da heroína Eleven pedia cabelos curtíssimos. Mas Millie Bobby Brown, escalada para o papel, tinha longos fios castanhos. A atriz de 12 anos tinha medo de raspar a cabeça para seu primeiro grande papel, mas ficou mais tranquila com relação à própria aparência quando os irmãos Duffer mostraram a ela uma foto de Charlize Theron. Poderosíssima – e de cabeça raspada – a atriz sul-africana brilhou em “Mad Max: Estrada da Fúria”.
2 – Meia tonelada de sulfato de magnésio ajudaram nas cenas na água
Quando Eleven tenta encontrar Will e Barb por telecinese no penúltimo episódio, os amigos improvisam um tanque em uma piscina infantil . A produção utilizou 544 quilos de sulfato de magnésio para que a menina flutuasse – na série, a receita do professor de Ciências dos meninos pede sal comum. Nas cenas do tanque do laboratório, a garota usou um capacete que pesava 34 quilos fora da água – que baixavam para pouco menos de 7 quando submerso.
3 – Obra de arte do algoritmo
A Netflix sabe exatamente o que está fazendo com manipulação de dados. E isso ficou claro com o êxito de “House of Cards”: o serviço apontou que os usuários que gostavam da série original, produzida na Grã-Bretanha, eram fãs também do diretor David Fincher e de Kevin Spacey, que ganharam os postos de produtor e protagonista, respectivamente. O sucesso imediato despertou a suspeita de que”Stranger Things”, com referências a “ET”, “Goonies”, “Conta Comigo” e tantas outras produções amadas dos anos 1980, também segue uma receita encomendada .
4 – A fonte da abertura foi criada por um jazzista
A Imaginary Forces, produtora que criou a abertura, também focou no visual dos anos 1980, a pedido dos irmãos Duffer. Depois de muitos testes que reproduziam fontes de livros daquela década, eles acabaram se decidindo pela ITC Benguiat, criada em 1978 pelo designer Ed Benguiat, que também era percussionista de jazz. Benguiat – a letra – também foi usada na capa de “Strangeways Here We Come”, disco dos Smiths lançado em 1987. Benguiat – o designer – criou logos para as revistas Playboy e Sports Illustrated, além de ter colaborado em produções como “Planeta dos Macacos” e “Twin Peaks”.
5 – Experiências da série foram inspiradas por programa da CIA
Na série, Eleven é personagem principal de experiências secretas mantidas pelo governo. Mas não é tudo ficção. O projeto foi inspirado no programa MK ULTRA, que fazia testes em seres humanos e é considerado um dos mais chocantes da história da CIA. A experiência clandestina submetia as cobaias a drogas como LSD e mescalina e teve início nos anos 1950. A intenção era desenvolver verdadeiras “armas humanas”, que poderiam ser controladas pela agência.
6- O pôster homenageia o criador da arte de Star Wars e outros clássicos
O pôster oficial do da série foi criado por Kyle Lambert em um estilo que foi inspirado pelo artista Drew Struzan, que criou os pôsteres para “Star Wars”, “Indiana Jones”, De Volta para o Futuro” e “ET”
7 – Dustin cresceu (muito) durante as filmagens
Gaten Matarazzo, que interpreta o adorável Dustin, cresceu tanto durante as filmagens que não foi possível contar com o garoto para gravar diálogos adicionais – coisa comun em pós-produções. A voz de Gaten, que completa 14 anos em setembro, foi ficando mais e mais grave. A displasia cleidocraniana, síndrome que afeta o crescimento dos dentes, foi incluída no roteiro por causa do ator.
8 – Winona Ryder não sabia o que era ‘streaming’
O papel de Joyce Buyers pode ser o grande retorno de Winona Ryder ao protagonismo. Mas, embora a atriz seja uma legítima representante da arte do cinema dos anos 1980, ela não estava ciente exatamente em que terreno estava pisando. “Ela nem ao menos sabia o que ‘streaming’ era. Ela mal sabia o que uma série de televisão era – ela nunca tinha feito na vida”, contou o produtor Shawn Levy, aos risos, à revista The Hollywood Reporter.
9 – Diretores queriam fazer filme sobre obra de Stephen King
Originalmente, os irmãos Duffer queriam fazer um remake de “It- A Coisa”, baseado na obra de Stephen King, mas o projeto foi recusado. Quando “Stranger Things” foi para frente, eles rechearam a trama com trechos que se referem à obra do escritor, como “Conta Comigo”e “Cujo”.
10 – Os atores fizeram testes com falas de “Conta Comigo”
Finn Wolfhard, Gaten Matarazzo e Caleb McLaughlin, que interpretam respectivamente Mike, Dustin e Lucas, formam um trio inseparável quando a trama começa. Passeios de bicicleta e aventuras que lembram muito “Conta Comigo”, que completa 30 anos de lançamento em 2016. Foi por isso que os diretores escolheram falas do filme para os testes dos meninos.
Fonte: Gazeta do Povo
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.