O Aeroporto de Amsterdã-Schiphol fica a apenas 9 km a sudoeste da capital da Holanda e é um dos mais movimentados do mundo. Anualmente mais de 63 milhões de passageiros passam pelo aeroporto para embarcar e desembarcar nos 479.000 voos com destinos nacionais e internacionais que operam por lá. Isso gera uma média de aproximadamente 1.300 voos todos os dias, ou quase um voo a cada minuto! O problema é que toda essa movimentação acaba gerando um incômodo para muitas pessoas: o barulho provocado pelos motores das aeronaves.

 

Quando os militares holandeses construíram pela primeira vez uma pista de pouso no local em 1916, eles escolheram a região porque ela tinha uma planície larga e plana que costumava ser o leito de um vasto lago. Ao longo dos anos, essa mesma extensão plana tornou-se uma das áreas mais densamente povoadas do país, o que tornou o barulho produzido pelos aviões que pousavam e decolavam do aeroporto algo muito irritante para os moradores locais.

 

Para se ter uma ideia, quando o aeroporto inaugurou sua pista mais longa no ano de 2003, os moradores conseguiam ouvir o barulho dos aviões a mais de 28 km de distância! Para enfrentar o transtorno causado dos ruídos, os diretores do aeroporto resolveram apelar para as habilidades artísticas do paisagista Paul De Kort, que decidiu usar um método muito curioso para contornar esse problema.

A ideia de envolver um artista paisagista na resolução de um problema técnico nasceu do acaso. Em 2008, após uma tentativa fracassada de controlar o barulho na região, os funcionários do Aeroporto de Amsterdã-Schiphol descobriram que, depois que a terra entre a pista e os assentamentos circunvizinhos foi arada, o ruído diminuiu consideravelmente. Então Paul De Kort cavou uma série de valas com o auxílio de estruturas de madeira na região sudoeste do aeroporto, logo após o limite da pista. Estas simples valas foram tão eficientes que reduziram os níveis de ruídos pela metade!

O sistema de valas consegue dispersar os ruídos para outras direções.

 

Paul De Kort se baseou nos experimentos de um físico e músico alemão do século XVIII chamado Ernst Chladni, cuja pesquisa sobre a física do som deu origem às bases da ciência da acústica moderna. Atualmente, o aeroporto está tentando diminuir ainda mais o barulho, determinando horários bastante específicos para a operação de certo aviões e exigindo que as companhias aéreas atualizem suas frotas com modelos modernos. O plano é conseguir uma redução de ruído de até 10 decibéis.

 

 

Fonte: TriCurioso.


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