A Copa do Mundo de 2018 será na Rússia e nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre as 11 cidades-sedes do campeonato mundial.

 

A cidade, que já foi capital da Rússia, guarda o luxo do passado de seus imperadores, que construíam verdadeiras obras de arte pela cidade – não é à toa que o destino recebeu o título de Capital Cultural da Rússia.

 

Ou seja, já dá para imaginar o quanto que São Petersburgo é incrível, né? Conheça os principais pontos turísticos para conhecer por lá:

 

HISTÓRIA DE SÃO PETERSBURGO

historias

A cidade de São Petersburgo nasceu da criação do czar Pedro, O Grande, que reinou de 1682 a 1725, originando o nome PETERsburgo. Com ideias revolucionárias, ele transformou a cidade em capital da Rússia, que passou a ser “a janela da Rússia para a Europa”. Foi assim por mais de 200 anos até o título ser transferido novamente para Moscou, após a Revolução Russa de 1917. 

 

Por esse motivo, a cidade tem mais características europeias, já que fica próxima ao continente. Isso tudo sem deixar de lado a riqueza e luxo do reinado de diversos czares – são monumentos, palácios, igrejas e museus que mais parecem uma galeria de arte a céu aberto. Ou seja, possui muitos programas culturais para quem quer aprender um pouco mais sobre história e conhecer lugares incríveis, de deixar qualquer um boquiaberto. 

 

CATEDRAL DO SANGUE DERRAMADO

sanguederramado

Se você pesquisar por São Petersburgo na Internet, provavelmente a primeira imagem que vai aparecer é a da Catedral do Sangue Derramado, famosa por suas cores e formas. O nome oficial é Igreja da Ressurreição do Salvador, mas ficou conhecida como Catedral do Sangue Derramado por ter sido construída no local onde o Czar Alexandre II foi assassinado – é possível ver as pedras com o sangue do imperador. Vale a visita para observar a riqueza de seus detalhes e saber um pouco mais sobre a história do país.

 

CATEDRAL KAZAN

kazan

A Rússia é um país que segue a religião ortodoxa, por isso é muito comum ver igrejas desta religião por lá. É na movimentada Avenida Nevsky que encontramos uma das construções ortodoxas mais importantes de São Petersburgo: a bela Catedral Kazan. Inspirado na Catedral de São Pedro, em Roma, o imponente templo foi construído entre 1801 e 1811 para abrigar o milagroso ícone da Virgem de Kazan. No local, a impressionante cúpula de 80 metros de altura (além da grande quantidade de colunas – 96 ao todo) chama a atenção dos turistas.

 

CATEDRAL SANTO ISAAC

santoisaac

Um dos pontos turísticos mais marcantes de São Petersburgo é a Catedral de Santo Isaac. Ela é conhecida por ter uma enorme cúpula dourada: a quarta maior cúpula do mundo, só perdendo para a Basílica de São Pedro (Roma), Catedral de São Paulo (Londres) e Santa Maria del Fiore (Itália). Se por fora a construção chama a atenção por sua beleza, por dentro ela pode ser ainda mais impressionante!

 

MUSEU HERMITAGE

hermitage

O Museu Hermitage é uma das grandes atrações de São Petersburgo, sem mencionar que é considerado um dos melhores museus do mundo! Para quem visita o local, é quase impossível conferir todas as suas obras: são mais de três milhões de obras – mas dá para ver uma grande parte do arsenal. Do lado de fora, seus jardins e ornamentos completam o passeio. Não é à toa que a atração tem alguns dos mais lindos ambientes palacianos de todo o mundo. 

 

FORTALEZA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

fortalezadesaopedro

Às margens do rio Neva está situada à construção de muros altíssimos, que é um dos pontos turísticos obrigatórios para quem está de passagem por São Petersburgo. Estamos falando da fortaleza da ilha Zayachy, erguida em 1703 contra uma provável invasão dos suecos. Dentro dela está a Catedral de São Pedro e São Paulo, que chama a atenção por se tratar de um templo ortodoxo, todo em estilo barroco, além dos túmulos que abrigam toda a dinastia dos Romanov. 

 

PONTE DO PALÁCIO

pontedopalacio

Em São Petersburgo o turista encontra várias pontes levadiças, mas nenhuma é igual à Ponte do Palácio, que é um dos raros locais onde há horários pré-determinados para que elas sejam levantadas. De brinde, os admiradores ganham um espetáculo muito bonito. O mais legal é que é possível ver de vários pontos da cidade: das ruas ou em um passeio de barco. 

 

TEATRO MARIINSKY

mariinsky

Considerado um dos balés mais importantes do mundo, o Teatro Mariinsky é aqueles passeios incríveis de São Petersburgo. A dica é aproveitar a estadia na cidade para conhecer de perto uma das companhias mais premiadas do ramo e ver de perto uma apresentação. Não somente para os apaixonados pela arte da dança, mas para todos, porque o histórico prédio que sedia o teatro já é uma atração por si só.

 

PALÁCIO PETERHOF

peterhof

Peterhof é um grande complexo de jardins e palácios localizado a apenas uma hora de São Petersburgo, que pertenceu a Pedro, o Grande, fundador da cidade. A construção original, de 1725, foi muito prejudicada durante a Segunda Guerra Mundial e quase tudo do que se vê hoje é fruto de um projeto de restauração. Não é à toa que o local recebe o título de palácio mais bonito da Rússia – e talvez do mundo!

 

PALÁCIO DE CATARINA

catarina

O Palácio de Catarina fica em Tsarskoe Selo, que significa algo como “a vila do Czar”, antiga residência imperial da família Romanov. O local é um pouco mais afastado do centro de São Petersburgo, mas vale a visita para ver a riqueza de seus jardins e detalhes dentro da propriedade. Além disso, no local encontra-se o Palácio de Alexandre, que era a residência favorita do último imperador russo, Nicolau II. 

 

Fonte: Guia da Semana


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.