Socotra (ou Socotorá) é um pequeno arquipélago composto por quatro ilhas que fica localizado no Oceano Índico, perto do Golfo de Aden. Situado a cerca de 400 quilômetros da costa do Iêmen, a maior ilha do arquipélago, também chamada de Socotra, abriga algumas das plantas mais bizarras do mundo, sendo que muitas delas e que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar do planeta.

 

Semelhante às Ilhas Galápagos, a ilha Socotra é repleta de uma vegetação única, tendo aproximadamente 825 espécies raras de plantas, das quais mais de um terço são endêmicas. Cerca de 90% das espécies de répteis e 95% das espécies de caracóis que habitam Socotra não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. A vida marinha de Socotra também é muito diversificada, com 253 espécies de corais, 730 espécies de peixes costeiros e 300 espécies de caranguejos, lagostas e camarões.

Acredita-se que cerca de 250 milhões de anos atrás, quando todas as principais massas de terra do planeta se uniram e a maioria das principais formas de vida vagava livremente de uma região para outra, Socotra já era uma ilha bem peculiar, pois ela sempre teve um terreno fértil para a convivência pacífica de pássaros, plantas e animais. Mas sem dúvidas, uma das árvores mais estranhas de Socotra é a “árvore sangue do dragão (Dracaena cinnabari), que possui um visual estranho em forma de guarda-chuva.

Acreditava-se que a seiva vermelha era o sangue dos antigos dragões, sendo usada por muito tempo como remédio e como corante para a produção de tinta e verniz. Outras plantas endêmicas da ilha incluem a gigantesca árvore Dorstenia gigas, uma árvore de caule incrivelmente reto chamada Dendrosicyos socotranus, a raríssima árvore de romã de Socotran (Punica protopunica), a enorme Aloe perryi e a Boswellia socotrana, que está ameaçada de extinção.

Ao contrário das Galápagos, Socotra é significativamente habitada e tem sido assim por cerca de 2.000 anos. Mais de 50.000 pessoas vivem atualmente na ilha principal do arquipélago. A pesca, a criação de animais e o cultivo de tâmaras são as principais engrenagens da economia da população local.

 

 

Fonte: TriCurioso.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.