1. Cafeína
Eu sei, eu sei. Tem dias que só uma puta xícara de café consegue resolver nossos problemas. Porém, deixa eu te contar uma coisa: nosso corpo possui uma enzima chamada CYP1A2. O papel dela é, basicamente, metabolizar a cafeína. Ou seja: ela determina como seu corpo vai lidar com o café, guaraná, chá-mate, energético e qualquer outra coisa que contenha cafeína.
Aí, que que rola: o CYP1A2 possui variações. Isso quer dizer que tem gente que vai metabolizar a cafeína mais rápido, tirando proveito de todos os seus benefícios, e tem gente que não. No caso de quem tem os metabolizadores lentos, a cafeína costuma provocar crise de ansiedade, taquicardia, falta de sono, etc.
Resumindo? Fique de olho, observe os sinais que seu corpo manda para você. Se, depois daquela xícara linda de café, a ansiedade bater, talvez seja uma boa ideia evitá-lo.
2. Açúcar
O açúcar, em si, não provoca ansiedade. É importante lembrar que a ansiedade é, antes de tudo, uma problema de saúde mental. O que acontece é que a insulina que o corpo produz para quebrar esse açúcar (que pode ser o refinado ou até mesmo um carboidrato) torna o organismo mais sensível a sensações.
Isso acontece porque, ao quebrar o açúcar, nosso corpo ganha um boost de energia. Então, se você comer MUITO doce, por exemplo, em pouco tempo, a tendência é que seu organismo se sinta saciado rapidamente.
Fonte: Catraca Livre.
Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.