Curiosidades incríveis sobre o camarão

 

Sou vegetariana e acredito que toda vida é valiosa, entretanto já ouvi inúmeras vezes que comer camarão não tem problema porque eles não possuem cérebro. WHAT?! Independente da minha discussão acirrada sobre QUALQUER vida ser valiosa – inclusive do mosquito que você mata sem dó nem piedade – fiquei curiosa. Será que isso é verdade? Vamos a esta e mais curiosidades sobre este interessante crustáceo.

 

Curiosidades sobre o camarão
Seu nome deriva da palavra cammãrus que vem do latim e significa caranguejo do mar;

 

Camarões vivem tanto em água salgada quanto em água doce;

 

São muito pequenos, medindo em média 3 cm de comprimento;

 

A criação de camarão em sistemas aquícolas se chama carcinicultura;

 

Possuem exoesqueleto de quitina e seu corpo é dividido entre cefalotórax e abdômen;

 

Fazem parte do filo Arthropoda, o que significa que possuem sistema nervoso formado por gânglios cerebrais bem desenvolvidos e é de lá que parte o cordão nervoso central ganglionar – ou seja, eles sentem igual todo animal.

 

A curiosidade mais interessante sobre o camarão é que todos os seus órgãos dos sentidos ficam na cabeça, ou seja, seu coração realmente fica na cabeça!

 

Outra informação muito curiosa é que eles se comunicam através da emissão de bolhas de ar e são entendidos de forma inter-espécie.

 

Os camarões são animais que compõe a ordem Decapota a qual também fazem parte as lagostas e os caranguejos. Hoje eles são separados de acordo com sua estrutura branquial e também apêndices restantes, isso além de como ocorre o desenvolvimento larval. Camarões possuem brânquias ramificadas e não se incubam em ovos, assim fazendo parte da subordem dentrobranchiata.

 

Existem diversos tipos de camarão, são eles Camarão-d’água-doce, Camarão-da-malásia, Camarão-de-estalo, Camarão-de-patas-brancas, Camarão-de-sete-barbas, Camarão-limpador e Camarão-rosa.

 

O camarão-rosa possui 18 cm e tem o corpo em tons vermelhos, é encontrado principalmente no leste dos Estados Unidos e no sul do Brasil.

 

O camarão-limpador tem este nome devido ao fato de limparem outros peixes retirando seus parasitas, eles se alimentam destes ectoparasitas que são encontrados.

 

Já o camarão de estalo possui este nome devido a possuir um dos queloides muito desenvolvido que, quando se fecha, emite um estalo e também uma onda de choque que atinge a presa, a matando ou deixando indefesa.

 

Para não serem pegos por predadores, a maioria dos camarões saltam do fundo do mar e mergulham em um sedimento.

 

Sua vida dura, em média, sete anos dependendo da espécie.

 

Eles vivem de forma solitária, se unindo apenas em época de desova.

 

Os camarões são muito importantes na cadeia alimentar como fonte de alimento para peixes e baleias, por isso pouquíssimos deles são capturados no mar. São feitas fazendas de camarões

 

Mega Curioso


Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.