ocktoberfestp

 

1. A Oktoberfest, maior e mais conhecida festa popular da Alemanha, nasceu em 1811. Tudo começou com uma corrida de cavalos em homenagem ao casamento do príncipe-herdeiro Ludwig da Baviera com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghaunsen. O príncipe decidiu dividir sua alegria e deu uma festa para o povo, que durou cinco dias e reuniu 40 mil pessoas.

 

2. Por oito anos, não se vendeu cerveja na Oktoberfest! A principal atração do evento, originalmente, era uma corrida de cavalos. Em 1819, a atração foi substituída pelos carrinhos de cervejas, que contribuíram para deixar o clima mais festivo. A duração do evento foi estendida para 16 dias e a festa passou a ser realizada anualmente, virando tradição em Munique.

 

3. Hoje, a festa já é imitada em diversas cidades do mundo. No Brasil, ela foi promovida pela primeira vez no ano de 1983 em Blumenau (SC), a maior cidade brasileira de colonização alemã. A ideia era ajudar na reconstrução da cidade, castigada por uma enchente do rio Itajaí-Açu.

 

4. Além da Oktoberfest de Blumenau, o estado de Santa Catarina promove sete festas no mês de outubro, para manter as tradições de seus imigrantes alemães, açorianos, austríacos, poloneses e italianos. São elas: Polski Festyn (São Bento do Sul); Schutzenfest (Jaraguá do Sul); Fenachopp (Joinville); Tirolerfest (Treze Tílias); Marejada (Itajaí); Oktoberfest de Itapiranga (Itapiranga); Fenarreco (Brusque). Todas juntas atraem 2 milhões de pessoas.

 

5. Bierwagen é o nome do caminhão de chope que percorre as ruas do centro de Joinville durante a Fenachopp distribuindo 100 litros do precioso líquido.

 

6. No campeonato Chopemdúzia, o desafio é entornar, no menor tempo possível, 600 mililitros de chope distribuídos em 12 copos-tulipa.

 

7. Submarino é o nome que se dá a um cálice de steinhager imerso em uma caneca de chope.

 

8. Nas festas, o marreco é servido à moda antiga: com repolho roxo e recheado de miúdos, carne moída e farinha de rosca.

 

9. A cerimônia do quebra-gelo é outra tradição. Quatro dias antes da festa, uma garrafa de vodca é congelada em um balde de água. O ritual consiste em liberar a garrafa do gelo, utilizando um machado, e fazer o primeiro brinde do baile.

 

10. A Oktoberfest alemã foi cancelada 24 vezes, desde 1811. Duas delas foram devido a uma epidemia de cólera (1854 e 1873), uma por causa da guerra Franco-Prussiana (1870) e as outras devido às duas Grandes Guerras Mundiais.

 

Fonte: Guia dos Curiosos


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.