Pode ser fácil deixar-se dominar pelo estresse ou pela ansiedade durante esses tempos turbulentos de restrições sociais e preocupações com coronavírus – mas este novo estudo diz que existe uma maneira muito simples (e divertida) de aliviar sua mente preocupada.

 

Pesquisas da Universidade da Califórnia mostram que jogar Tetris tem um efeito notável na saúde mental e no desempenho de uma pessoa.

 

A psicóloga Kate Sweeny liderou a pesquisa estudando os efeitos do jogo no bem-estar da população estudantil da universidade. Durante períodos de imenso estresse, como passar por exames finais e considerar futuras carreiras, Sweeny instruiu os alunos a jogar o jogo de arcade antes de medir seus níveis relativos de ansiedade percebida.

 

Sua pesquisa mostra que, ao jogar Tetris , os indivíduos sobrecarregados de trabalho geralmente experimentavam uma redução significativa no estresse e na ansiedade e um influxo nas emoções positivas.

 

Enquanto a maioria dos videogames oferece distrações semelhantes, o Tetris oferece o equilíbrio perfeito entre desafio e acessibilidade; é difícil o suficiente para manter os jogadores envolvidos, mas simples e intuitivo o suficiente para permitir que eles fiquem relaxados e aproveitem a experiência. Esse estado mental específico é chamado de “fluxo” – ou “estar na zona”.

 

“O fluxo requer um equilíbrio delicado”, disse Sweeny. “O fluxo é mais facilmente alcançado com atividades que desafiam a pessoa um pouco, mas não demais; ter objetivos claros e realizáveis; e isso fornece à pessoa um feedback sobre o desempenho dela ao longo do caminho. ”

 

Este também não é o primeiro estudo que mostrou os benefícios do Tetris – um estudo de 2009 mostrou que as pessoas que praticavam o jogo de arcade ao longo do tempo experimentavam um desempenho mental aprimorado. Isso a torna uma atividade perfeita para distração e uma maneira fantástica de melhorar seu bem-estar mental em um curto período de tempo.

 

Também tem sido usado para ajudar os adictos a lidar com suas retiradas e reduzir os desejos por comida .

 

“O estudo Tetris é fundamental porque manipula experimentalmente o fluxo e mostra os efeitos dessa manipulação, o que fornece evidências convincentes de que o fluxo realmente causa bem-estar durante os períodos de espera, não que coincida apenas com o bem-estar”, disse Sweeny.

 

Fonte: Good News Network


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.