Está vendo essa letra da foto em destaque? Por acaso você já viu esse símbolo nas embalagens dos alimentos por aí? Você sabe para que ele serve o que ele significa? Ele não está aí por acaso e o significado dele é bastante relevante para algumas pessoas.

 

Isso porque o símbolo nas embalagens diz respeito à qualidade na fabricação dos produtos, segundo a certificação judaica Hechsher (kosher). Você pode não saber, mas os judeus seguem algumas regras religiosas quanto à alimentação e, por isso, eles só podem se alimentar com produtos que seguem certos procedimentos durante a fabricação e o preparo.

 

Logo, esse símbolo nas embalagens comprova que o produto é kosher e, por isso, não fere as regras de alimentação do Judaísmo. Interessante, não?

 

Por que nem todas as marcas têm o símbolo nas embalagens?

 

simbolosdasembalagens

 

Para conseguir esse símbolo nas embalagens, as marcas passam por provas severas de qualidade que têm por objetivo certificar se a produção está de acordo com as regras estipuladas pela religião.

 

O símbolo se refere também à qualidade do produto final, mas também à qualidade da matéria prima. Isso porque os equipamentos usados na produção também precisam ser limpos, segundo as tais regras, que inclui eliminar todo e qualquer tipo de substâncias “estranhas” nesse processo.

 

Mesmo não se tratando de um tipo de alimento hipoalérgico, o símbolo Hechsher garante também que os grupos de alimentos “carne e lácteos” não estão misturados. A única exceção são os alimentos “neutros”, cujo símbolo significa que eles não possuem carne ou leite, o que ajuda bastante os alérgicos.

 

 
 
Quais as marcas certificadas?
 

Agora, se você está se perguntando quais são as marcas que produzem alimentos com esse símbolo e as adequações necessárias, fique sabendo que há muitas organizações que se adequaram às especificações judaicas de alimentação, como Coca-Cola, produtos Nestlé, Jim Beam, Heinz e outras marcas.

 

O significado dos símbolos

 

simbolosdasembalagensb

Sobre os símbolos kosher mais usados, estão o ‘U’ ou o ‘OU’ (Orthodox Union). Entretanto, há variações que permitem descobrir a categoria o alimento, especificada pela letra na parte direita do símbolo:

 

OU: não contém carne ou leite, um produto “neutro”

OU-D: produto lácteo
OU-M (OU-Glatt): contém carne
OU-F: contém ingredientes de peixe

 

Claro que não são apenas os judeus que podem consumir esses alimentos. Você mesmo deve ter vários produtos relacionados à alimentação com esses símbolos na embalagem em casa. Por que não vai conferir?

 

Fonte: Segredos do Mundo


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.