No dia 5 de maio, o mundo celebra a importância da lavagem e higienização das mãos. O hábito, que deve ser diário, tem neste ano a campanha “Salve Vidas: Limpe as Mãos”, muito provavelmente em alinhamento com as outras recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), para as medidas de prevenção à propagação do coronavírus. Além disso, a campanha também vem ao encontro do ano oficial de reconhecimento do ofício de enfermeiras e parteiras.

 

Um dos principais objetivos da campanha, que acontece anualmente, é promover uma maior atenção das pessoas na questão da higiene das mãos, sobretudo em ambientes de saúde, como hospitais e clínicas médicas. Dessa forma, espera-se contribuir para a conscientização e adesão do hábito entre os profissionais de saúde, acompanhantes e outras pessoas que trabalham nesses ambientes, para garantir uma maior segurança dos pacientes e evitar infecções indesejadas.

 

Quem se lembra de quando programas educativos, como o Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura, ensinavam as crianças dos anos 1990 que lavar as mãos, além de importante, também poderia ser divertido? A música, que cantava “lava uma mão, lava a outra”, parece casar com o data celebrada hoje pelo mundo em plena pandemia, no qual a higienização das mãos é fundamental para uma proteção individual à exposição do vírus. Nesse sentido, a data se mostra também bem propícia para inspirar e incentivar uma mudança nos comportamentos que deixam esse hábito, muitas vezes, de lado.

 

Em 2020, os entusiastas da campanha também pedem uma maior conscientização das autoridades políticas com relação ao fornecimento de condições mais adequadas de trabalho para enfermeiros, médicos e outros que também atuam na área sanitária. Com isso, a Organização Mundial da Saúde também espera que líderes e figuras públicas ajudem na divulgação do combate e controle de infecções, além de fornecer maiores informações para capacitação de profissionais no que tange às relações de higiene.

 

Medida de saúde pública

 

De acordo com a OMS, a higiene das mãos é uma das “medidas mais importantes e eficazes” para impedir a transmissão de bactérias e outras infecções hospitalares. Nesse sentido, devemos ficar atentos cada vez mais com os cuidados com a saúde e também limpeza, já que juntos eles têm um papel importante na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida da população.

 

Mas como lavar as mãos corretamente? Essa talvez seja uma das perguntas fundamentais a serem respondidas na data de hoje. É certo que os especialistas recomendam que água corrente e sabão neutro são instrumentos mais do que fundamentais e necessários para essa boa higienização. As pessoas devem se atentar, no entanto, a esfregar, não somente as mãos até fazer espuma, mas também de não se esquecer que os pulsos, entre os dedos e as unhas devem ser limpos, para evitar a acumulação de impurezas.

 

Portanto, nada mais justo que estar atento sempre às recomendações das instituições sanitárias, além de se prevenir e lavar as mãos sempre que necessário — ressaltando que antes das refeições é primordial. Caso precise sair de casa, não se esqueça de higienizar bem as mãos ao retornar, assim como logo após ter algum tipo de contato físico com qualquer pessoa que seja.

 

Arma contra o coronavírus

 

Infectologistas do mundo todo já garantiram, em diversos veículos de comunicação, que a higiene pode ser uma arma eficiente contra o coronavírus. E as mãos, que tanto utilizamos, merecem atenção especial e redobrada. A especialista Cláudia Murta, em entrevista ao portal G1, afirma que nossas mãos carregam diversos tipos de germes e bactérias, assim como fungos e outros vírus também podem ser encontrados nelas. “Quando a gente lava as mãos, tiramos uma parte grande dessas bactérias e vírus”, ressaltou.

 

Sendo assim, Murta também fala sobre a importância de se realizar uma boa higiene nesses membros para prevenir, não apenas a propagação do coronavírus, mas uma série de outras doenças. Ela também acredita que com a pandemia mundial, as pessoas estarão mais atentas aos hábitos que possam garantir uma maior limpeza, já que aparentemente todos estão lavando as mãos com mais frequência e cautela.

 

No cenário atual, mais do que nunca, devemos estar atentos a essas pequenas medidas sanitárias que fazem muita diferença em escala global. O mundo todo vem sofrendo com a pandemia da covid-19 e evitar novas infecções deve ser uma das nossas tarefas. Não se esqueça, então: celebre o dia mundial da higiene das mãos da melhor forma, lavando-as muito bem.

 

Fonte: Mega Curioso


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.