Endereço: Rua Sargento Silva Nunes, 136 - Ramos
CEP: 21040-232
Site/e-mail: www.gatodebonsucesso.com.br
Valor: Gratuito
Funcionamento: Domingos
Horário: 20:00
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ

Descrição:

Grêmio Recreativo Escola de Samba Gato de Bonsucesso é uma escola de samba do Rio de Janeiro, fundada em 16 de fevereiro de 1999.

 

Sua história tem início na década de 60, quando uma leva de moradores das comunidades do Esqueleto e do Querosene se mudou para o Complexo da Maré. A nova turma acabou se unindo aos antigos foliões da comunidade de Nova Holanda, originando o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Nova Holanda. Algum tempo depois, sentindo a necessidade de algo mais descontraído que os rigores exigidos por uma escola de samba, seus integrantes formaram um bloco com os amigos das rodas de samba do lugar, brincando juntos e descompromissados o carnaval, dentro da própria comunidade. A falta de preocupação com as regras era tanta, que o bloco sequer possuía nome.

 

Havia, porém, uma moradora conhecida por Maria Dentão, que não gostava de muita conversa e não dava vida fácil para a garotada da pelada de rua. Sempre que a bola caía em seu quintal, a enfezada moradora a destruía. Certo dia, os rapazes – que também gostavam de implicar com moradores da comunidade – cansados de terem suas bolas furadas, resolveram se vingar. Caçaram o gato de estimação de Maria Dentão, e fizeram um ensopado com ele. Maria não demorou a descobrir o que acontecera com o bichano, e foi diretamente ao posto policial dar queixa do acontecido, bradando desesperadamente: “Mataram meu gato, mataram meu gato”.

 

A polícia prendeu três dos rapazes acusados por Maria Dentão e aplicou neles “um corretivo” com uma palmatória. Mas para se vingar novamente de Maria, os rapazes fizeram tamborins com o couro do gato e foram tarde da noite para a frente da casa da desafeta, batucando e cantando em ritmo de samba: “Mataram meu gato, mataram meu gato…”. O refrão acabou “pegando” entre os moradores e terminou batizando aquele bloco que até então, estava sem nome: surgiu o “Bloco Mataram Meu Gato”. A partir daí, a agremiação cresceu, absorveu o que restava da Escola de Samba Unidos da Nova Holanda e, em 1974, foi registrado na Federação de Blocos de Carnaval do Rio de Janeiro.

 

25 anos depois, a comunidade sentiu a necessidade de transformar o bloco em escola de samba e, em 16 de fevereiro de 1999, a agremiação foi registrada na Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, com o novo nome de Grêmio Recreativo Escola de Samba Gato de Bonsucesso.

 

Em 2008, um grupo de alunos do Instituto do Carnaval da Universidade Estácio de Sá, fazendo um levantamento da história da agremiação para a criação de um Departamento Cultural, descobriu que a escola, ao ser registrada como tal, não havia sido batizada por nenhuma outra agremiação, costume importante no mundo do samba, visando o reconhecimento da escola perante as demais. Após algumas reuniões, a diretoria decidiu que o Gato deveria ser batizado pela Portela, por ser esta a escola de samba mais antiga em atividade no Rio de Janeiro, e de cores azul e branco. O batizado então foi realizado na quadra da Portela, em 14 de dezembro de 2007. Neste dia, a Portela recebia o elenco da novela Duas Caras, da Rede Globo de Televisão, para quem os ritmistas do Gato, assim como passistas e os dois casais de Mestre-sala e Porta-bandeira se apresentaram.

 

 

cats

Fonte: G.R.E.S Gato de Bonsucesso

Obs: As informações acima são de total responsabilidade da fonte declarada, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio ou atualizações da mesma nessa página. Recomendamos contato telefônico ou visita ao site do espaço para maiores detalhes antes da visita!