Endereço: R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista, São Paulo - SP
CEP: 01326-010
Valor: R$ 50,00
Funcionamento: Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Horário: 20:30

Descrição:

 

Duas coreografias criadas com 25 anos de distância uma da outra – 21 nasceu em 1992, Gira em 2017 – compõem o programa de uma temporada extra do Grupo Corpo em 2022 no Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte. A dobradinha representa um raro privilégio para o público: é a oportunidade de ter, no palco, dois momentos de força extraordinária na evolução da linguagem artística da companhia.

O Grupo Corpo faz uma minitemporada extra em São Paulo, de 27 de abril a 1º de maio. É uma continuidade da temporada nacional, em Florianópolis (19 e 20 de abril) e Porto Alegre (23 e 24 de abril). O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio premium do Instituto Cultural Vale e patrocínio master da ArcelorMittal.

 

Marcos na trajetória do Corpo

O programa abre com 21, marco da grande virada do Grupo Corpo na consolidação não apenas de sua gramática coreográfica, mas de seu método de criação: foi a partir daí que as trilhas sonoras passaram a ser encomendadas e a servir de base para a construção dos espetáculos.  E Gira, saudada pela crítica como uma nítida, embora sutil, renovação desse vocabulário, representa outro ponto de inflexão ao incorporar os movimentos da umbanda. Mais: Gira, assim como 21, foi concebida “num estirão só”, conta Rodrigo: 

– Não há dúvida de que 21 foi o marco no desenvolvimento da nossa linguagem – assegura o coreógrafo. – Paulo [Pederneiras, diretor artístico do grupo] decidiu encomendar a trilha e, a partir daí, adotamos esse método de trabalho. E 21 traz uma estrutura singular, absolutamente numérica; foi um conjunto de ideias artísticas que se plasmou ali.

 

Em Gira, Rodrigo aborda a brasilidade da grande mistura cultura: 

– O trabalho veio num momento especial, falando do povo brasileiro: somos um grande amálgama, assim como a umbanda carrega África, catolicismo,  kardecismo.

  • Coreografia: Rodrigo Pederneiras
  • Música: Marco Antônio Guimarães / UAKTI
  • Cenografia: Fernando Velloso
  • Figurinos: Freusa Zechmeister
  • Iluminação: Paulo Pederneiras
  • (Duração: 40 minutos)

 

 

AS MÚLTIPLAS COMBINAÇÕES DE 21

 

Criado em 1992, 21 é um divisor de águas na história do Grupo Corpo. Depois de atuar por uma década com temas musicais pré-existentes, com este balé a companhia mineira de dança não apenas volta a trabalhar com trilhas especialmente compostas – como acontecera em seus primórdios nos bem-sucedidos Maria, Maria e Último Trem, ambos com música original de Milton Nascimento e Fernando Brant – como passa a adotar como regra este critério. A decisão proporciona a Rodrigo Pederneiras a oportunidade de dar início à construção do extenso vocabulário coreográfico, de inflexões notadamente brasilianas, que se tornaria marca registrada das criações do grupo.

Das inúmeras combinações sugeridas pelo no 21, grande o suficiente para conter em si todos os números básicos, e pequeno o suficiente para não se distanciar deles, nasceram a música de Marco Antônio Guimarães e o balé do GRUPO CORPO, numa gestação que durou seis meses entre o processo de criação da música e a fase final dos ensaios. Divididas em três partes, música e coreografia de 21 surpreendem o espectador a todo o momento ao longo dos 40 minutos de duração do espetáculo. 

A força contida na tensão entre as cores vermelha, da luz chapada de fundo, e amarela, das malhas utilizadas pelos bailarinos, dá o tom da primeira parte do balé, onde a repetição de múltiplas combinações rítmicas e timbrísticas em escala decrescente do 21 até o 1 ganha um quê minimalista.

Oito pequenas peças musicais extraídas das combinações entre os números 6, 5, 4, 3, 2, 1 (que, somados, dão 21), e que alternam elementos das músicas erudita, popular, oriental, cigana e jazzística dão vida ao que os criadores de 21 chamam de os hai-kais do miolo do espetáculo – numa alusão aos poemas japoneses estruturados em cima de três versos curtos.  Confinados numa espécie de caixa preta de tule, que reduz o espaço físico do palco, ao mesmo tempo em que lhe cria uma veladura, os hai-kais funcionam quase como um parênteses no espetáculo, marcado por uma linguagem simples e econômica, e uma iluminação artesanal, feita, por vezes, pelos próprios bailarinos.

Uma colcha de retalhos monumental, com estampas de colorido vibrante tipicamente interioranas, cortadas por figuras geométricas que remetem a primitivas pinturas africanas e fazem referência às partituras musicais de Marco Antônio Guimarães, deixa antever a explosão do momento final do balé. Aqui, música e coreografia brincam com citações regionais, provocam lembranças de folguedos populares, e guardam por trás da aparente simplicidade estruturas complexas, como as divisões em 7 da música (que, a cada três repetições, somam, mais uma vez, 21). Tudo desemboca numa percussão quase tribal que permite a Rodrigo Pederneiras desenhar com os corpos de seus bailarinos a melodia oculta no deslumbrante espetáculo rítmico oferecido por este trecho da composição de Marco Antônio Guimarães.

 

  • Coreografia: Rodrigo Pederneiras
  • Música: Metá Metá
  • Cenografia: Paulo Pederneiras
  • Figurinos: Freusa Zechmeister

 

 

SERVIÇO

 

  • Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo (SP)
  • Sala Nydia Licia (827 lugares – 623 plateia / 204 Balcão) – 8 espaços de cadeirantes
  • De 27 a 30 de abril, quarta a sábado, às 20h30
  • – Dia 1º de maio, domingo, às 17h
  • Ingressos:
  • De R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada) | R$ 150 (inteira) e R$ 75 (meia-entrada)
  • Bilheteria do Teatro Sérgio Cardoso: De terça a sábado, das 14h às 19h. (11) 3288.0136
  • Online: Sympla
  • Classificação etária: 14 anos

Fonte: Assessoria de Imprensa Grupo Corpo

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