cozinha

 

Com a rotina corrida, as vezes fica difícil manter a casa e especialmente a cozinha arrumada e funcional ao mesmo tempo, e por fim acabamos perdendo mais tempo do que deveríamos na realização de tarefas que normalmente deveriam ser simples.

 

Existem algumas técnicas de organização para deixar tudo à mão e que podem ajudar nessa tarefa para que sua cozinha se mantenha bonita e prática no dia a dia. Vamos lá?

 

Liste objetos e mantimentos do armário e despensa.

 

Mesmo que sejam poucas coisas, você pode colocar numa prancheta ou num papel afixado no interior das portas. Isso ajuda a controlar e organizar melhor tudo que estiver lá dentro.

 

Forre tudo

 

Forre armários e despensas com tecido emborrachado (comprado em metro), para evitar riscos e manchas na parte interna.

 

Observe os armários e a despensa

 

Em primeiro lugar, abra os armários e visualize onde cada coisa pode se encaixar e ficar melhor posicionada de acordo com a frequência e necessidade de agilidade na utilização. Vá então definindo e guardando os utensílios. Coloque louças, objetos e alimentos de uso diário num lugar mais prático e na altura das mãos, onde o acesso seja fácil. Já aquelas louças que usamos só para eventos mais casuais, pode guardar onde os braços não alcançam.

 

Como guardar pratos e assadeiras?

 

Empilhe os pratos em grupos do mesmo tipo e tamanho, para evitar que o mais pesado fique em cima do outro que é mais frágil e corra o risco de trincar ou quebrar. O armazenamento vertical de assadeiras e tábuas também é uma boa dica de economia de espaço.

 

Como guardar as panelas?

 

Agrupe as panelas e guarde-as juntas. Geralmente embaixo da pia ficam as prateleiras maiores ou gavetões com esse fim. Se não couberem todas, selecione as de uso frequente e deixe-as mais acessíveis.

 

cozinha

 

Guarde lugar para os potes plásticos

 

Reúna todos os potes plásticos e suas respectivas tampas e escolha uma parte do armário em que todos caibam. Prefira armazená-los destampados, um dentro do outro. As tampas podem ser agrupadas em um porta tampas ou até mesmo num pote maior.

 

E os temperos?

 

Agrupe os temperos e complementos frequentes, como: óleo, azeite e sal em uma bandeja e coloque no armário. Fica super prático e fácil de limpar.

 

Os eletrodomésticos

 

Tente deixá-los juntos e guarde-os sempre bem limpos e com os acessórios dentro ou em uma cestinha. Caso alguns não caibam nos armários, a dica é deixar em cima de alguma bancada, além da praticidade, decora o ambiente.

 

As gavetas não podem faltar

 

Organize talheres, utensílios, panos de prato, papel toalha, papel alumínio, luvas e afins e sempre que possível utilize divisórias ou organizadores.

 

cozinha

 

Gaveta 1 – Talheres de uso diário, facas de corte, espátulas, colheres de pau/silicone.

 

Gaveta 2 – Utensílios, abridores e talheres de servir.

 

Gaveta 3 – Luvas, buchas, utilidades, rolos de papéis alumínio, filme e etc.

 

Gaveta 4 – Panos de pratos. Faça rolinhos com eles e coloque dentro da gaveta. Isso facilita o rodizio, evitando que você use sempre os mesmo.

 

Gaveta 5 – Sempre existem aquelas coisas que você não sabe onde colocar! Então, reserve uma gaveta apenas para esse tipo de item.

 

Mantimentos organizados

 

Para ficar prático e manter a organização, o indicado é dividir tudo por categorias. Separe os mantimentos como, por exemplo, arroz, feijão e macarrão em potes e coloque etiquetas para identificar o que tem em cada um.

 

Fonte: Pleion


Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.