Quando o envolvimento com a garota estiver ficando sério o passo que se segue é oficializar o namoro e conhecer a família dela. O segundo passo é uma situação delicada e que envolve planejamento, já que a primeira impressão é a que demora mais a sair da cabeça.
O grande problema aqui é que você irá se encontrar com o outro homem que gosta mais da garota que você e que sempre a protegeu: o pai dela. É por isso que muitos desentendimentos acontecem nesta situação.
Para evitar desentendimentos e tornar o processo mais fácil, com ajuda dos nossos parceiros da Fox – que vão estrear a quinta temporada da série Prison Break em 4 de abril -, reunimos alguma dicas de como você pode causar boa impressão nesta situação que #NaoDaPraFugir que é conhecer os pais da namorada.
PREPARE O TERRENO
Antes do encontro em si você precisa reunir muitas informações do lado de lá, ao contrário você pode cometer gafes no modo de se comportar e falar que comprometerão o evento. Para isso, pergunte a sua namorada como os pais são? (mais conservadores ou liberais) Como é a liberdade que proporcionam aos filhos? Como foram criados? Essas são perguntas mais macros, mas questões mais pessoais também são importantes para causar uma boa impressão.
Saber qual a bebida favorita ajuda a entender a relação do pai com o álcool e você pode levar como presente no encontro. Descobrir o time favorito evita criar animosidades em assuntos futebolístico (caso o seu seja o rival). Descubra o máximo que você puder sobre os pais de sua namorada. No que eles trabalham? Vocês tem algum interesse em comum? Existe algum assunto que não pode ser tocado? Essa atitude lhe dá dicas sobre quais assuntos você pode escolher numa conversa, e quais nem devem ser tocados.
CUIDE DA SUA APARÊNCIA
A aparência causa uma boa impressão não é só na hora de chegar em uma mulher, conta pontos também ao conhecer os pais dela. Deixe o tênis rasgado em casa, assim como aquele jeans velho e a camiseta com uma piadinha sobre sexo, drogas ou álcool. Não vista algo impolado que pareça artificial e não combine com você, como um terno.
Camisas, polo ou camisetas lisas garantem uma boa impressão. Opte por um visual fino, mas casual. O mais importante, certifique-se que está tudo limpo e ajustado (nem apertado e nem folgado demais). Corte o cabelo e as unhas, faça ou apare a barba e tome um bom banho. Se estiver em dúvida do estilo, pergunte para a sua namorada a opinião dela, ela conhece os pais melhor que você.
SEJA PONTUAL
Não vai querer chegar atrasado no primeiro dia de conhecer os pais dela, certo? Isso vai passar uma imagem pouco responsável para os pais dela. Seja pontual ou antecipe-se para chegar um pouco antes no lugar e não dar margem para o azar.
SAIBA OUVIR E FALAR
Um dos pontos importantes na hora de conhecer pessoas é estabelecer uma boa conversa, tanto no modo como fala como ouve os outros. Você não é preciso falar como um advogado ou político, mas dizer expressões que são próprias a um jogo de futebol conta pontos negativos. Gírias como “tipo assim”, “mano” e “tô ligado” podem passar a imagem errada sobre você.
Tente iniciar assuntos que não levem a respostas simples, como um sim ou não, introduza na sua conversa algumas piadas (apropriadas claro). Ter o timing é a chave de tudo, e um bom comentário na altura certa, pode fazer a diferença entre uma boa ou má impressão de si. James Houran, psicanalista consultor do site “Online Dating Magazine”, recomenda nunca dar respostas curtas, pois elas demonstram que você não estar aberto ao diálogo.
Por outro lado, evite falar demais e sobre assuntos que não deveria ou não tem tanto conhecimento. Se lhe pedirem a sua opinião, seja honesto. Se por alguma razão a conversação ficar presa, pergunte aos pais da sua namorada como ela era quando criança. Os pais adoram discutir estes assuntos e isso mostrará que você tem interesse em saber mais sobre ela.
EVITE FALAR SOBRE SEXO
A não ser que os pais dela seja liberal, evite ao máximo fazer referência ao sexo. Por mais que ele pratique, o pai da garota não gosta de pensar nesse assunto, sobretudo na frente da filha que ele cuidou com carinho por anos. Então, não comente sobre idas à motéis, sarras dentro do carro ou pegações que deram em festinhas.
ANTECIPE PERGUNTAS DIFÍCEIS
Existem alguns temas tradicionais no primeiro encontro com os pais da namorada que, por mais clichê que seja, são rebatidos. Sobre seu futuro (carreira, estabilidade financeira), seu compromisso com a filha deles (futuro casamento, filhos), e sua vida (religião, educação, raça). Às vezes pode vir como uma pergunta direta ou em um assunto que leve a isto.
Se você fizer o exercício de pensar nelas antes do encontro e desenvolver respostas responsáveis e habilidosas, estará muito mais à vontade para responder no momento. Tente responder de uma forma verdadeira e sensata sem polemizar.
EVITE MUITOS CONTATOS ÍNTIMOS
Durante o encontro com os pais dela, evite contatos íntimos mais incisivos, como agarrões, encoxadas, beijos quentes e apertões no bumbum. Reserve isto para os momentos a dois. Segurar na mãos, selinhos, abraços são bem vindos. Deixe para namorar depois, a sua missão ali é convencer o pai dela de que você é uma pessoa respeitável e confiável.
NO CASO DE REFEIÇÃO
Procure avisar com antecedência a sua namorada quais são os pratos que você não gosta, assim a família dela pode evitá-los no dia de sua visita. Caso isso não seja possível e o cardápio seja algo que você não goste, faça um esforço para comer pelo menos um pouco, sem fazer cara feia. Mexer na comida, pelo menos, é um sinal de que você aprovou a dedicação deles pela sua alimentação. Lembre-se de elogiar o cardápio.
Fonte: Manual do Homem Moderno
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.