Para começar, quero responder que quase sempre você pode substituir o cacau em pó ou chocolate em pó por achocolatado, salvo algumas exceções, em que sinalizo na própria receita, trocar um destes ingredientes pelo outro não vai alterar a estrutura do prato, mas você precisa ter em mente que o sabor sofrerá alterações.
Para entender melhor precisamos olhar para a composição básica de cada um destes ingredientes:
• Cacau em pó: 100% cacau e não contém açúcar
• Chocolate em pó: 30 a 50% de cacau + açúcares e aromatizantes
• Achocolatado: tem cerca de 20% de chocolate + açúcar, aromatizantes e conservantes
Lembrando que os números acima são referências e cada marca trabalha a seu modo, por isso é sempre bom verificar a embalagem ou perguntar ao vendedor a porcentagem de cacau daquele produto.
Com os números na mão, já dá para entender que ao usar cacau em pó é necessário adoçar um pouco mais sua receita, por outro lado, controla-se melhor a quantidade de açúcar e o sabor, que fica mais marcante e autêntico. Para quem não é acostumado com chocolates amargos, pode até estranhar.
Ao usar achocolatado, em um bolo por exemplo, é melhor reduzir a quantidade de açúcar da receita para que não fique doce demais. Não recomendo aumentar a quantidade do produto, pois seria muito açúcar. Se quer mesmo dar mais sabor de chocolate à receita, é melhor usar chocolate em pó ou cacau em pó.
Eu costumo dizer que um bolo de chocolate feito com cacau tem um sabor mais adulto e maduro, enquanto um feito com chocolate em pó agrada mais o paladar das crianças, que em geral, adoram açúcar, com achocolatado eu só admito em emergências máximas (rs).
Onde comprar:
O cacau em pó é o mais difícil de encontrar, mas hoje em dia já existe de marcas conhecidas em redes de super e hipermercados, senão, em casas com produtos para confeitaria ou de produtos naturais – onde você também pode encontrar a alfarroba, uma opção ao cacau, outro dia falo mais sobre ela – na zona cerealista de São Paulo tem com preços bem atrativos.
Armazenagem
Os três devem ser mantidos em recipiente fechados em local seco e fresco. Não há necessidade de colocar na geladeira.
Espero que este texto tenha ajudado a entender melhor este pequeno universo e se tiver mais alguma dúvida, deixa aqui nos comentários que eu repondo!
Fonte: Receitas que amo.
Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.