O grande diferencial dessa embarcação que consegue levar até 10 passageiros é ter um sistema exclusivo feito pela AQUON que faz com que ela consiga navegar durante dias seguidos sem precisar parar. Isso acontece porque, diferente dos outros iates que usam energia gerada pelos painéis para conseguir “empurrar” os motores, o AQUON One tem células de hidrogênio nesse processo. Ou seja, mais uma fonte de energia limpa que pode ser usada para manter o iate em movimento.
Iate sustentável
Claro que várias dúvidas surgem sobre como esse iate funciona e como ele é. O AQUON One tem 64 metros quadrados de painéis solares fotovoltaicos que são instalados no teto. Com isso, a energia que ele gera é usada para carregar baterias de ion-lítio.
É esse conjunto de baterias que consegue armazenar a eletricidade que é usada na propulsão nos períodos curtos, como também para alimentar todas as acomodações do iate.
Como ele é sustentável, nada é jogado fora, especialmente a energia. A que sobra é usada para transformar a água do mar dessalinizada em gás hidrogênio. Depois, esse gás é comprimido e armazenado em tanques de carbono.
Além disso, as células de combustível também são capazes de converter o hidrogênio em eletricidade nos momentos em que existir uma demanda maior. Seja precisando dar um impulso nos motores elétricos ou então para as acomodações e para o uso dos passageiros.
Esse iate consegue chegar a uma velocidade de aproximadamente 15 quilômetros por hora, sendo a máxima de quase 30 quilômetros por hora.
As emissões que essa embarcação faz são de água pura e calor. Mesmo assim, elas também são reaproveitadas para dar água quente a bordo e conseguir manter as cabines aquecidas.
Como o AQUON One consegue criar seu combustível, o iate pode navegar durante três dias seguidos sem parar, conforme diz a empresa.
Não é de se espantar que um modelo desse iate já tenha sido vendido. Contudo, a empresa não revelou o quanto ele custa.
Maior do mundo
No caso do iate, ele revoluciona por sua sustentabilidade. Mas existem embarcações que revolucionam em outros aspectos. Como por exemplo, o maior navio de cruzeiro do mundo, com 236.857 toneladas. Essa embarcação zarpou pela primeira vez em março do ano passado.
Para se ter uma ideia, esse navio é cinco vezes mais pesado do que o Titanic. O peso do navio também faz ele ser o maior navio “normal” do mundo, superando o transporte de contêineres “Ever Ace”, de 235.579 toneladas.
Além disso, a embarcação tem 19 piscinas, 20 restaurantes, 11 bares, uma pista de gelo, um cassino e uma área verde, com 20 mil plantas e árvores. O trajeto escolhido para a primeira viagem do navio foi de Fort Lauderdale, na Flórida, nos EUA, até o Caribe, totalizando sete dias de viagem.
Chamado “Wonder of the Seas”, o navio tem a capacidade de transportar 6.988 clientes e 2,3 mil tripulantes. De acordo com a Royal Caribbean, a embarcação também pode ter cerveja o bastante para encher duas vezes todas as piscinas a bordo.
“O ‘Wonder of the Seas’ vai energizar os cruzeiros de uma maneira mais ousada e maior. Adicionar este navio à nossa frota já é a melhor da categoria e eleva a empresa a continuar a liderar o setor com novos recursos e inovação. Esta é mais uma forma de proporcionar férias memoráveis e de classe mundial, com responsabilidade, aos hóspedes de todo o mundo”, disse Jason Liberty, presidente e CEO do Royal Caribbean Group.
Essa embarcação tem ao todo 362 metros de comprimento e precisou de três anos para ser construída em Saint-Nazaire, na França. Para a construção do transatlântico foi necessário o total de 6,7 bilhões de reais.
“A entrega do ‘Wonder of the Seas’ é o culminar de 30 meses de engenhosidade e parceria entre mais de 2.000 tripulantes e trabalhadores comprometidos que estão entre os melhores no que fazem”, pontuou Michael Bayley, presidente e CEO da Royal Caribbean International.
Fonte: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/esse-iate-usa-energia-solar-e-agua-do-mar-para-navegar/
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