Estamos acostumados com o som de instrumentos musicais comuns, como guitarra, bateria e violão, mas existem instrumentos raros que mal ouvimos falar. Um deles é o Cristal Baschet, que é pouco conhecido mas possui um som sobrenatural. Ele já apareceu em várias trilhas sonoras de filmes, como “Interstellar”, e o som dele te surpreenderá.

 

Este instrumento musical de aparência tão incomum é chamado de cristal baschet e foi inventado em 1952 pelos irmãos pelos irmãos franceses Bernard e François Baschet.

 

Ele é construído com hastes de vidro, cones de fibra de vidro e uma grande placa de aço.

 

Os músicos usam água para molhar os dedos antes de tocar nas hastes de vidro para criar vibrações.

 

As vibrações são então amplificadas pelos cones e pela placa, criando um som atmosférico único.

 

O músico Thomas Bloch explica que: “A vibração do vidro é transmitida ao pesado bloco de metal por uma haste de metal cujo comprimento variável determina a frequência. A amplificação é obtida por cones de fibra de vidro fixados na madeira e por uma grande peça de metal”. Ouça aqui um pouco de seu som magnífico:

 

 

No vídeo abaixo o compositor de trilhas sonoras de filmes, Marc Chouarain, explica como funciona um cristal baschet.

 

 

Os modelos desses instrumentos podem variar de 3,5 a 6 oitavas. O cristal baschet é amado por compositores de trilhas sonoras e pode ser ouvido frequentemente em filmes. Algumas bandas, como Gorillaz e Radiohead já o utilizaram em algumas de suas músicas.

 

Fonte: Tudo Interessante


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.