Está entediado durante a quarentena da Covid-19? Não aguenta mais ficar dentro de casa? Sempre sonhou em conhecer as instalações da Nasa? Ama astronomia? Gosta de experiências interativas? Se sua resposta for sim para qualquer uma dessas perguntas, seus problemas acabaram.

 

Pensando nos leitores da Galileu que estão tomados pelo tédio (e também naqueles que adoram astronomia ou tecnologia), preparamos uma lista de tours virtuais disponibilizados pela Nasa que vão te proporcionar “dar um role” sem sair do sofá. Confira:

 

Estação Espacial Internacional

 

A norte-americana Suni Williams conta com a ajuda de outros astronautas para apresentar a rotina na Estação Espacial Internacional (ISS). No conjunto de vídeos, disponíveis no site da Nasa, ela e seus colegas apresentam os “cômodos” da instalação que orbita nosso planeta.

 

Go for a Flight

 

Que tal fazer uma excursão pelo Centro de Pesquisas de Voo Armstrong da Nasa, na Califórnia? A experiência é o resultado de uma parceria entre a agência espacial e a Google Expeditions, e permite aos “visitantes” explorar um hangar de aeronaves, a sala de controle e até o prédio principal da administração.

 

Centro de operações da missão do Telescópio Espacial Hubble

 

Em 2020 faz 30 anos que o Telescópio Espacial Hubble, responsável por diversos registros belíssimos do Espaço, foi enviado ao Espaço. Para comemorar as três décadas de descobertas proporcionadas pelo equipamento, sugerimos um tour pelas instalações da Nasa onde os especialistas que comandam o Hubble costumam trabalhar.

 

Próxima Parada: A Estratosfera

 

Explore as instalações do observatório voador da Nasa, o SOFIA. A aeronave é um Boeing 747SP modificado para transportar um telescópio de 2,7 metros. Cientistas a bordo do SOFIA estudam estrelas, galáxias, buracos negros e muito mais enquanto voam a altitudes de entre 11 mil e quase 14 mil metros.

 

Excursões da Nasa por Exoplanetas

 

A plataforma proporciona uma jornada guiada pelo sistema estelar TRAPPIST-1, conhecido por abrigar 7 exoplanetas do tamanho da Terra que orbitam uma estrela apenas um pouco maior que Júpiter. A experiência também inclui passeios pelo Telescópio Espacial Spitzer, responsável por realizar boa parte das imagens do TRAPPIST-1.

 

Centro de Pesquisa Langley

 

Situado no estado da Virgínia, o Centro de Pesquisa Langley é a mais antiga instalação da agência espacial norte-americana. As pesquisas por lá acontecem desde 1915 — e você pode explorar grande parte do local online.

 

Centro de Pesquisa Glenn

 

Um dos centros de pesquisas mais novos da Nasa também pode ser explorado. Diversas experiências interativas permitem ao internauta conhecer o Centro de Pesquisa Glenn, em Ohio. Dentre as habitações que podem ser observadas estão um laboratório de balística e um túnel de vento supersônico.

 

Agência de Viagens a Exoplanetas

 

Explore visualizações em 360 graus das superfícies de diferentes exoplanetas espalhados pelo universo nesta plataforma da Nasa. Além de conhecer mais sobre o Espaço, o portal permite que você faça download de belas imagens desses outros mundos.

 

Fonte: Revista Galileu.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.