Durante toda a semana os alunos do Colégio Marista Santa Maria participaram de mais uma edição do Projeto Padrinhos e Madrinha, no qual alunos do 7º ano ao Ensino Médio, com atividades ligadas à Pastoral, foram convidados a acolher alunos novos do 6º ano a 2ª série do Ensino Médio.

 

No Projeto, o padrinho ou madrinha tem a responsabilidade de acompanhar seu afilhado (a) durante o recreio e ir apresentando-o a outros amigos do Colégio. Também é papel do padrinho apresentar aos novos alunos os espaços do Colégio e como funcionam: a biblioteca, as cantinas, o ginásio, além de dar as orientações e dicas sobre sua nova rotina.

 

Este ano, mais de 100 alunos se voluntariaram para apadrinhar e dar as boas-vindas aos novos alunos. O padrinho faz essa acolhida diferenciada, visando diminuir as inseguranças que surgem quando alguém – criança, adolescente e até mesmo os adultos – se encontra em um ambiente novo, grande, e cheio de pessoas desconhecidas.

 

A aluna Laura de Toledo Cenci, da 2ª série do Ensino Médio, turma E, estuda no Marista Santa Maria desde a Educação Infantil e faz aulas de teatro no Núcleo de Atividades Complementares – NAC. Este ano ela decidiu participar do projeto após conversar com outros colegas que participaram de edições anteriores. Ela é a madrinha da nova aluna Camile Ditzel Scrocaro (1ª série A), e fala sobre a importância dessa ação.

 

“No nosso primeiro contato a recebi com um abraço e conversamos sobre diversos assuntos. É uma atitude boa e me senti bem, além de ser uma forma de apresentar e colocar em prática os valores Maristas e o acolhimento desses novos alunos”, explica Laura.

 

A iniciativa consiste no acompanhamento do novo colega para tornar a transição de escola a mais tranquila possível, e assim evitar que esses alunos sintam-se deslocados no início das aulas.

 

“Quando fazemos a despedida dos nossos alunos no Terceirão, eles lembram do primeiro dia de aula aqui e desse momento desafiador que foi chegar no colégio novo, grande e cheio de gente nova. Até o simples fato de saber onde ficam os banheiros. Com essa iniciativa, queremos que essa lembrança tenha esse toque do carinho e cuidado, que são também a nossa marca”, pontua a supervisora de atendimento do Colégio Marista Santa Maria, Hellen Saimi.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Lead Comunicações.

 


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.