02 fev 2019

A Coisa Brutamontes

Postado por Redação Instituto Pinheiro em 28/01/2019 - 11:07:22

Um menino de 11 anos que se vê obrigado a lidar com sentimentos desconhecidos e sem saber ainda o que é o amor. Em síntese, esta é a proposta do livro “A Coisa Brutamontes” (Editora Companhia Editora de Pernambuco, 44 páginas), de Renata Penzani, com ilustrações de Renato Alarcão, que será lançado na Livraria NoveSete – uma das únicas na cidade dedicada exclusivamente à literatura infantil e infantojuvenil.

 

Além de contar com a presença da autora, que conversará com o público e autografará a obra, o evento de lançamento terá ainda um encontro com a participação da escritora e educadora Marcia Leite (editora da Pulo do Gato), de Daniela Padilha (editora da Jujuba) e da ilustradora e mestre em crítica literária Aline Abreu, com mediação da jornalista especializada em literatura para a infância, Cristiane Rogerio.

 

O bate-papo terá como tema “Os pode-não-podes na literatura infantojuvenil: os temas tabus nos livros para crianças”, com a proposta de conversar sobre assuntos frequentemente ignorados pelos adultos, como morte, melancolia e solidão, e como isso afeta as crianças.

 

A Coisa Brutamontes – Vencedor do Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Juvenil de 2017, o livro conta a história de Cícero, um menino de 11 anos que se vê obrigado a lidar com sentimentos desconhecidos. Sem saber o que é o amor, ele pensa estar apaixonado por uma senhora octogenária que vive perto da sua casa, Dona Maria. Seus pais, colegas e amigos não entendem nada. E nem ele. Mas é a partir da relação de improvável identificação e afeto entre os dois que surge a oportunidade de aprender sobre o tempo das coisas e também das pessoas.

 

Como falar sobre morte com as crianças? E por que tocar nesse assunto com os pequenos? Reafirmando o potencial da literatura de contribuir com a formação plena da criança, o livro trabalha o tema com a naturalidade do ponto de vista da criança. A linguagem mistura elementos do imaginário e da realidade, e não faz concessões ao nomear os sentimentos difíceis, como o luto e a tristeza. Ao oferecer aos leitores uma história que já começa pela perspectiva da morte, o título aposta na capacidade das crianças de elaborar metáforas e alegorias a partir da fantasia.

Data: 02/02/2019
Horário: 15:00
Quando: Sábado
Valor: Consulte o Estabelecimento
Site/E-mail: www.livrarianovesete.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa Livraria NoveSete
Local: Livraria NoveSete
Endereço: R. França Pinto, 97 - Vila Mariana
Telefone: (11) 5573-7889

Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.