11 jan 2020

André Christovam

Postado por Redação Instituto Pinheiro em 09/01/2020 - 09:14:58

O primeiro show de 2020 do Projeto Álbum do Sesc Belenzinho será com o bluesman André Christovam, que celebra o disco Mandinga, estreia da carreira solo do guitarrista, lançado em 1989. A apresentação acontece no dia 11 de janeiro de 2020, sábado, às 21h, no Teatro da Unidade.

 

No repertório do show estão todas as 12 faixas do disco, como a faixa título Mandinga, Genuíno Pedaço de Cristo, Dados Chumbados, So Long Boemia e Confortável.

 

No palco do teatro do Sesc Belenzinho o acompanham Adriano Grineberg no piano e vocais, Alaor Neves na bateria, Fabio Zaganin no baixo, além do André nas guitarras e vocal.

 

Com letras em português, Mandinga é considerado o primeiro disco de blues gravado no Brasil. A inovação do disco se dá, entre outros fatores, pelo “abrasileiramento” do ritmo, pela mistura de samba com os ‘standards’ do jazz e do blues norte-americanos.

 

Com mais de 30 anos de história, André Christovam considera que sua carreira começou em 1974, quando ganhou uma aposta que fez com o fotógrafo Sérgio Amaral e o pagamento foi o disco The London Howlin’ Wolf Session, que tinha a participação de Eric Clapton. Mas foi o guitarrista Hubert Sumlin, que também fazia parte deste disco, quem o fez seguir o caminho do blues. Depois disso, veio uma viagem aos EUA, onde estudou no conceituado “Guitar Institute of Technology”, em Los Angeles. Na volta, integrou bandas de apoio de artistas como Rita Lee, Raul Seixas, Kid Vinil, entre outros.

 

Além de dezenas de participações em álbuns de artistas como Rita Lee, Marcelo Nova, Blues Etílicos, Bruce Ewan, Golpe de Estado, entre outros, André lançou cinco discos autorais.

 

Álbum remonta a memória da música brasileira por meio de registros fonográficos. Nele, artistas apresentam integralmente discos considerados “clássicos” de suas carreiras, seja pela importância histórica, inovação estética, atemporalidade e pela influência nas produções da nova geração, destacando assim o contexto artístico e trazendo ao público a estética de uma época.

 

Criado em 2011, o projeto já contou com a participação de dezenas de artistas, entre eles Alceu Valença (Vivo), Jards Macalé (Jards Macalé), Ednardo (Romance do Pavão Mysterioso), João Bosco (Galos de Briga), Egberto Gismonti & Naná Vasconcelos (Dança das Cabeças), Titãs (Cabeça Dinossauro), Ira! (Psicoacústica), Paralamas do Sucesso (Selvagem?), Sepultura (Chaos A.D.) e Pato Fu (Gol de Quem?).

Data: 11/01/2020
Horário: 21:00
Quando: Sábado
Valor: 30,00
Site/E-mail: www.sescsp.org.br
Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc Belenzinho
Local: Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000 - Quarta Parada
Telefone: (11) 2076-9700

Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.