Novo espetáculo da Companhia Abraço da Paz. “Passo a página vou em frente,quero ter vida de gente,tô cansado de sofrer, sou menor abandonado e na rua fui largado, maltratado, pode crer”. Estrofes da música Menor Abandonado, escrita pelo Autor Jonas França, que descrevem o abandono, a exclusão social e as crises familiares, temas comuns da sociedade carioca atual e que, muitas vezes, nos levam a refletir o mundo que nos cerca. Mas como seriam vistos se abordados sob a ótica de meninos e meninas de rua, moradores do Calçadão da famosa Praia de Copacabana. Com uma narrativa leve e bem humorada, o texto escrito por Jonas França e que tem a direção do próprio e de Alex Borges, convida o espectador para um passeio ao Calçadão de Copacabana e pela história desses marginalizados pela sociedade.

 

A peça, que integra romance e suspense, a música ao jogo de atores, o estilo gingado carioca à linguagem usada nas rua e nos guetos, narra a história de personagens singulares, que são verdadeiros retratos cariocas. Um exemplo disso é a protagonista da trama, Eleonora, uma mãe que luta diariamente para reencontrar seu filho desaparecido. Mesmo após ser assaltada pelos Anjos do Calçadão, ela decide ajudá-los e para sua surpresa, eles se transformam através da arte. A montagem teve um longo processo de concepção, que envolveu encontros, pesquisas, ensaios, inovação.

 

As cenas dirigidas pela dupla Jonas França e Alex Borges nascem de um jogo-dança arriscado.Contam a própria história,e revivem os perigos e tragédias da vida cotidiana como exercício de construção de uma identidade. E finalmente, buscam encontrar um espaço para fazer teatro, circulando pela cidade e afirmando a arte do encontro e da palavra. Ambos são artistas representantes da nova safra do teatro contemporâneo brasileiro e juntos têm um histórico de sucesso dividindo as direções da Companhia.

 

Sobre a Companhia de Teatro Abraço da Paz Em julho de 2010, a dupla Jonas França e Alex Borges assumiu o desafio de construir uma dramaturgia para o grupo e criou a Cia de Teatro Abraço da Paz. Foram dois anos de pesquisas e ensaios com o objetivo de transformar jovens dançarinos talentosos em um grupo de teatro. O resultado aconteceu em 2012, com “A vida de um B- boy”, texto de Jonas França e direção de Jonas França e Alex Borges. A peça contou ainda com a supervisão artística de Matheus Nachtergaele. O espetáculo apresentou temporadas no Theatro Net Rio, Imperator, teatro Ipanema, Maria Clara Machado, unidades do Sesc, entre outros. Devido ao sucesso de “A Vida de um B- Boy” durante todo o ano de 2013, os diretores prepararam a montagem do “Morro da Trincheira” que teve estreia em maio de 2014, no Theatro Net Rio. O espetáculo também esteve na sala Baden Powel e teve uma temporada de sucesso no Teatro Ipanema. A Cia de Teatro Abraço da Paz voltou ao Theatro Net Rio em janeiro de 2015. Em agosto do ano seguinte, retornou para uma temporada no Teatro Municipal Ziembinski com a casa cheia todos os dias e muita publicidade. E, em junho do mesmo ano, a Cia estreou no Teatro João Caetano com a 3ª Montagem do Musical “No passinho do Tabajaras”.