26

jan 2019

a

27

jan 2019

Barracal

Postado por Redação Instituto Pinheiro em 10/01/2019 - 11:06:49

Na casa de Carolina Maria de Jesus moram as estrelas. Nos cantinhos da sua sala, ressoa a música de Cartola, enquanto seus filhos deitados perguntam: Mãe, quantos anos tem o Brasil?

O espetáculo BARRACAL gera  estudos sobre questões que envolvem: teatro documento, estrutura de moradia das cidades, desigualdade social, jovens negros, mulher na periferia, emprego. Não se trata de produzir arte sobre esses temas, mas de trabalhar por dentro deles, refletindo e construindo uma poética capaz de expandir os pensamentos criativos referentes às questões de luta. BARRACAL é como chamamos nosso trabalho cênico, que parte da leitura do “Diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus, reunida às músicas do Cartola, gerando assim uma encenação musicada que interfere inclusive nos modos de fazer um teatro não representativo dessas questões, mas engajado nas mesmas e também inventando outros modos de compor música e teatro sem precisar seguir critérios já impostos.

Destina-se a abranger públicos diferentes por meio da apresentação do espetáculo, além das ações de leitura, intercâmbio e divulgação, que conferem caráter de pesquisa a esta proposta. Reconhecendo um descompasso entre a proximidade geográfica e o reconhecimento e a troca entre jovens artistas, grupos e públicos radicados nos bairros da periferia de Fortaleza, geramos esse projeto por dentro dessas estruturas. Trabalhamos com um grupo de 24 pessoas, envolvendo atores, bailarinos, músicos e pesquisadores, motivados pela possibilidade do encontro para juntos enxergarmos as estrelas do mesmo ponto de vista.

Data: 26/01/2019 até 27/01/2019
Horário: 20:00
Quando: Sábado e Domingo
Valor: R$ 20,00
Site/E-mail: www.dragaodomar.org.br
Fonte: Dragão do Mar
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema
Telefone: (85) 3488-8600

Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.