A peça trata do relacionamento do casal Tânia Mara e Luís Alberto após vinte anos de casamento. Mostra pontos de vistas diferentes sobre a relação, situações cotidianas vistas sob ótica feminina e masculina, satirizando os defeitos e manias de cada um. A peça se passa em episódios, desde o tempo de namoro, quando a personagem fala ao telefone com a amiga, ainda em tom de romantismo sobre o namorado.
Num segundo momento, já casada, ela fala com menos empolgação sobre o marido, ao se justificar o não comparecimento ao jantar na noite anterior. Com tom enfadonho e mais tempo de casamento, a personagem trata com desdém o hábito do marido usar meias pretas ao dormir.
Falando separadamente com a plateia, sem que ambos ouçam os diálogos de cada um, eles colocam em evidência os pontos críticos e comuns nas relações, provocando interação com o público que se identifica com as falas das personagens. O espetáculo termina com a convergência do casal sobre os aspectos positivos de se conhecerem e as experiências que trocaram durante esse tempo.