27

nov 2021

a

28

nov 2021

Cia Caravana Tapioca leva circo e música no fim de semana na zona Oeste.

Postado por Redação Instituto Pinheiro em 26/11/2021 - 09:15:04

 

O casal de artistas Giulia Cooper e Anderson Machado, da Cia Caravana Tapioca, convidam outros quatro integrantes para montar seu novo circo de variedades com música, malabares, acrobacias e equilíbrio. A estreia de Lalaiá acontece no dia 28 de novembro, domingo, às 16h30, no picadeiro da Praça Horácio Sabino, em Pinheiros. A atividade é aberta ao público em geral, livre e gratuita. Dia 27 de novembro, sábado, tem sessão do espetáculo “Chá Comigo” (11h) e de  “Cavaco e sua Pulga Adestrada” , ambos com bate-papo na sequência.

Os espetáculos são gratuitos e livres para todos os públicos e contam com a acessibilidade comunicacional para pessoas surdas, cegas e com baixa visão, através de recursos de audiodescrição e LIBRAS. O projeto recebeu o prêmio “Histórico de Realização em Circo” o Edital Proac Expresso – Lei Aldir Blanc, no ano de 2020.

Giulia e Anderson são artistas premiados e trazem na bagagem experiências com mestres nacionais e internacionais da arte do circo. Além de provocar risada e alegria, a ideia da dupla é levar encantamento e emoção a toda a família. Fruto do laboratório de criações cômicas-circenses desenvolvido por Giulia e Anderson, que aconteceu entre setembro, outubro e novembro deste ano, o novo espetáculo conta com convidados especiais no elenco: Emerson Noise (Tchatcho), Karen Nashiro, Luana Pereirinha e Paulo dos Santos.

Para reverenciar o encontro da Música com o Circo, os seis artistas do elenco se revezam nos instrumentos musicais, malabares e acrobacias em demonstrações excêntricas de habilidades ao som de ritmos brasileiros. Eles contam com a arte do equilíbrio e a graça da palhaçaria, tudo na cadência do samba, do funk e do forró. Rabeca, cavaquinho, saxofone, flauta, trombone e percussão na ousadia do Circo. Com orientação artística de Alexandre Roit, coordenação geral de Anderson Machado e Giulia Cooper e direção musical: Anderson Machado.

Entre os números circenses apresentados, Giulia destaca o malabarismo com peão, acrobacia de parada de mão e malabarismo com chapéus, além da abertura com direito a muitas risadas. Vale ressaltar também o número coletivo de malabarismo e acrobacia, com os seis atores em cena. “É um espetáculo bem animado, pra cima, um festejo. O público pode esperar um momento de celebração e alegria de estarmos todos juntos novamente”, fala a artista.

 

SERVIÇOS:

 

Dia 27/11 (sábado) – 11h

Espetáculo “Chá Comigo” + bate-papo

Uma cozinha sem teto, aberta. Quatro cadeiras vazias. Um fogão que aquece ingredientes sem receita. Duas colheres de emoção, uma xícara de poesia e uma pitada de improviso. Uma excêntrica anfitriã que cozinha com equilíbrios e tempera com afeto. Mistura com malabarismos. Adiciona circo. Leva ao fogo e serve pratos com graça e riso.

Direção: Anderson Machado | Elenco: Giulia Cooper

 

Dia 27/11 (sábado) – 16h30

“Cavaco e sua Pulga Adestrada” + bate-papo

Transportando o público para o universo clássico e imaginário do circo de pulgas, o espetáculo apresenta Maria, a pulga adestrada que chega de paraquedas, canta, faz música com panelas, cospe fogo e doma uma fera. Tudo isso ao lado de Cavaco, o excêntrico domador e condutor desse grande show!

Direção: Helder Vasconcelos | Elenco: Anderson Machado

 

Dia 28/11 (domingo) – 16h30

ESTREIA de “Lalaiá” + bate-papo

Elenco: Anderson Machado, Emerson Noise (Tchatcho), Giulia Cooper, Karen Nashiro, Luana Pereirinha e Paulo dos Santos. Coordenação geral: Anderson Machado e Giulia Cooper. Direção musical: Anderson Machado. Orientação artística: Alexandre Roit. Figurino: Giulia Cooper. Fotos: Suenne Sotero. Assessoria de Imprensa – M. Fernanda Teixeira e Macida Joachim (Arteplural).

 

ACESSIBILIDADE – O projeto contará com recursos de acessibilidade comunicacional (Audiodescrição e Libras) em algumas apresentações. Por meio das ações de acessibilidade comunicacional, garantimos que pessoas surdas, cegas e de baixa visão tenham acesso ao espetáculo.

 

Sobre a Cia Caravana Tapioca

Grupo de circo, teatro e música, fundado por Anderson Machado e Giulia Cooper. Em 2021, celebra 10 anos de trajetória, tendo criado um amplo repertório de cenas e espetáculos apresentados em diversas praças, palcos, picadeiros e espaços culturais do país. Ao longo desses anos, a Caravana também vem realizando circulações pelo sertão nordestino, unidades da Fundação Casa, comunidades e outros espaços que usualmente não recebem espetáculos, reafirmando seu compromisso de partilhar sua arte com variados públicos.

Giulia Cooper | Palhaça Nina – Palhaça, atriz, malabarista e saxofonista. Fundadora da Caravana Tapioca. Integra o elenco dos Palhaços Sem Fronteiras. Estudou com Sue Morrisson, no Canadá e com Avner Eisenberg nos EUA. Ganhou o Prêmio APACEPE de melhor atriz em 2015. Cursou o CEFAC (Centro de Formação Profissional em Artes Circenses- SP). Além disso, realizou cursos de palhaçaria com diversos mestres e mestras do Brasil e do mundo. Escreveu o livro “Baú Circo no Beco: histórias de um picadeiro a céu aberto”. É bacharel em filosofia e tem como foco de seus estudos, o riso.

Anderson Machado | Palhaço Cavaco – Ator, palhaço, músico e cenógrafo. Prêmio Apacepe de melhor ator de teatro infantil. Em 2011 ficou em primeiro lugar no “Menor Festival Mineiro de Palhaços do Mundo” e em 2009 foi campeão da “Mostra Competitiva de Malabarismo” da 2ª Convenção Paulista de Malabarismo e Circo. É ator/palhaço integrante do elenco dos Doutores da Alegria desde 2010. Estudou teatro, circo e comicidade com mestres do Brasil e também fez residência artística com Avner Eisenberg, em Maine-USA, e com Sue Morrison, no Canadá, em 2017. Estudou música no Conservatório Musical de Pernambuco, e fez formação de dois anos na Escola de Palhaços dos Doutores da Alegria-SP.

Data: 27/11/2021 até 28/11/2021
Horário: 11:00 às 16:30
Quando: Sábado e Domingo
Valor: Grátis
Fonte: Assessoria de Imprensa - ARTEPLURAL
Local: Praça Horácio Sabino
Endereço: Praça Horácio Sabino - Pinheiros

Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.