08 de novembro de 2019

a

10 de novembro de 2019

E Agora Para Onde

Postado por Redação Instituto Pinheiro em 04/11/2019 - 11:46:14

No espetáculo de dança contemporânea E Agora para Onde, da coreógrafa brasileira que vive na Alemanha Bianca Mendonça, o horizonte não está mais lá, e aqueles corpos não têm outra saída a não ser mergulhar no estado de crise que os levou a este aprisionamento e mover-se em busca de novas perspectivas.

 

Apresentado pela primeira vez em Colônia, na Alemanha, em 2018, E Agora para Onde faz sua estreia no Brasil e fica em cartaz nos dias 8, 9 e 10 de novembro no Teatro de Contêiner, em São Paulo. O espetáculo, concebido no contexto dos dez anos da crise financeira de 2008, é o último de uma série de três trabalhos em que Bianca investiga, ao lado de outras artistas, os efeitos do neoliberalismo e suas crises – os outros dois são Continuum, de 2015, e CO2 e Outras Toxinas, de 2016, que volta a São Paulo para mais quatro apresentações no Sesc Pompeia, de 31 de outubro a 3 de novembro.

 

“Eu estava muito ocupada com a questão do neoliberalismo no corpo, sobre como esse sistema influencia o corpo da sociedade”, explica Bianca, que substitui a bailarina portuguesa Carla Jordão e atua ao lado da alemã Katharina Geyer. Ao dançar pela primeira vez a coreografia que criou, Bianca conta que teve a sensação de estar presa, “como se andasse em círculos, sem conseguir sair”.

 

O movimento circular e repetitivo é uma síntese, para a coreógrafa, da própria situação de crise. “Trabalhar a circularidade se somou ao fato de que essas crises são fabricadas, são parte da própria dinâmica do capitalismo”, afirma. “Em vez de haver reflexão sobre o que nos levou à quebra do sistema financeiro, houve um movimento de medo e de ressaltar autoridade para reforçar essa ideia.” No palco, porém, o trabalho físico também leva em conta o potencial de transformação de toda crise. “A ideia era sentir isso no corpo e traduzir no movimento e na encenação”.

 

O desenho de som original do artista de som alemão Timm Roller confere uma atmosfera hipnótica ao espetáculo, em que são inseridos fragmentos de áudios coletados da internet e da cobertura jornalística do crash de 2008, que deslocam o público para um passado que ainda se faz presente.

 

Horários

Sexta e sábado às 22h e domingo às 21h

Data: //08 de novembro de 2019 até //10 de novembro de 2019
Horário: Confira na descrição
Quando: Sexta à Domingo
Valor: 30,00
Site/E-mail: www.ciamungunza.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa Ofélia Comunica
Local: Teatro de Contêiner Mungunzá
Endereço: Rua dos Gusmoes, 43 - Santa Efigenia
Telefone: (11) 97632-7852

Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.