No espetáculo teatral, Roberto Souza interpreta suas reais histórias de amor a partir de depoimentos sobre relações afetivas pessoais, dividindo a cena com Isabella Castro, que além de estar à frente da iluminação, cenário e figurino, opera também a técnica às vistas do público. O drama amoroso autobiográfico segue em paz até surgir o alter ego de Roberto, que demanda uma dramaturgia de cunho público para além de sua vida privada. O resultado é a criação de um “dueto teatral” onde Roberto e Isabella, através da arte, partilham amor com a plateia.
Se valendo de sua relação criativa e afetiva com Isabella Castro, que em 2018 se tornou sua parceira na vida e na criação, Roberto Souza monta uma peça que questiona o uso exagerado da vida pessoal na construção teatral. A dupla lança mão de uma cena performática justamente para ressaltar o caráter egocêntrico desse tipo de linguagem. “Ao teatralizar experiências amorosas reais, fazemos a seguinte provocação: será que peças obcecadas pela subjetividade de seus autores não encenam uma representação de mundo individualista?”, questiona Roberto Souza, que também assina a dramaturgia e dirige a montagem.
Na exposição fotográfica, as imagens de Isabella Castro capturam as intervenções urbanas realizadas pela dupla, ao inserir um elemento cenográfico da peça, a dita privada de louça, em espaços públicos em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo com o intuito de (re)significar a paisagem urbana. Esse street ready-made – em referência direta a Duchamp – questiona a função social e política do artista e seu processo de criação. “Um objeto absolutamente caseiro exposto à turbulência das ruas da cidade causa, certamente, uma experiência de descompasso. Alguma coisa está fora da ordem”, provoca Isabella.