Realizada anualmente pelo Museu da Imigração – complexo de prédios onde funcionava a antiga Hospedaria dos Imigrantes do Brás, a Festa do Imigrante chega à sua 24ª edição homenageando a cultura de 48 nacionalidades em uma grande celebração.

 

Durante os três dias de evento o visitante poderá conferir expositores de alimentação, artesanato e grupos de dança e música em um único lugar. A programação inclui ainda workshops de dança – com iniciação a diferentes ritmos estrangeiros, oficinas de artesanato (demonstração de caligrafia árabe, mini-estojo de costura em forma de Matrioshka, bordado das arpilleras) e a presença do projeto “Sabor Paulista”, da Rede Globo, que vai apresentar o preparo de diversas receitas típicas em oficinas culinárias ministradas por cozinheiros das comunidades imigrantes.

 

Para os pequeninos a festa preparou um cantinho especial para que eles aprendam sobre a temática da imigração de forma lúdica. Vai ter contação de histórias do mundo os grupos “Ô, Minha Gente”, da “Abigail conta mais de mil” e do “Agrupamento Teatral” – sempre às 12 e às 15h. Além disso, a garotada poderá se divertir com piscina de bolinhas, cama elástica e desenhos para colorir. Para toda a família curtir, o passeio de Maria-fumaça partirá, nos três dias de festa, da plataforma localizada dentro do Museu. A atração percorrerá o trilho histórico utilizado por milhares de imigrantes, de hora em hora ou conforme a lotação dos vagões. O ingresso custa R$ 20 (maiores de 60 anos e estudantes pagam R$ 15. Crianças de colo até 6 anos, no colo do responsável, não paga ingresso). Bora aí?

 

Algumas oficinas de artesanato e de culinária, bem como os workshops de dança, terão tradução em Libras e as apresentações artísticas contarão com audiodescrição. Haverá, ainda, o folder do evento transcrito em braille e uma equipe à disposição para o atendimento de pessoas com deficiências auditiva e visual.