30

nov 2021

a

04

dez 2021

Grandes clássicos da música erudita ganham versão em voz e violão em projeto com o tenor Jean William e o músico Rafael Altro.

Postado por Redação Instituto Pinheiro em 25/11/2021 - 15:13:34

 

O encontro do erudito e do popular. A união da uma voz potente de tenor lírico e de um violão eclético. O projeto ‘Clássicos com Jean William e Rafael  Altro’ leva aos palcos o dueto do tenor Jean William e do violonista Rafael Altro, numa série de cinco concertos gratuitos que estreia na Unibes Cultural, em São Paulo, no dia 30 de novembro. Segue depois no dia 3 de dezembro para Sertãozinho, cidade natal de Jean William, no interior de São Paulo; e no dia 4 de dezembro para Uberaba, em Minas Gerais. Ainda estão no roteiro apresentações nas cidades de Jundiaí e Santos, que acontecerão em 2022.

Com produção de Sandra Mimoto, da Ampliart Difusão Cultural, o projeto é realizado com patrocínio de Usina Santo Ângelo e Caldema, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.
O repertório do novo concerto contempla clássicos de diferentes períodos da história, com obras populares de Franz Schubert, Heitor Villa-Lobos, Antonio Vivaldi, Eduardo Di Capua, entre outros grandes compositores, que receberam arranjos especiais. No palco, haverá momentos em que Jean e Rafael farão duetos; em outros, estarão como solistas; e também acompanhados de um grupo instrumental.
A apresentação começa de forma intimista, com ‘Romance de Amor’, uma música tradicional no violão, no solo de Rafael Altro. Em seguida, o músico convida Jean William para o palco para juntos apresentarem ‘Ave Maria’ e ‘Serenata D.957’, ambas de Schubert. “São duas peças originais para voz e piano, e fazemos a versão voz e violão”, afirma Rafael, que também é diretor musical do projeto. De novo sozinho, o violonista toca o ‘Prelúdio n.01’, de Villa-Lobos, introduzindo o repertório brasileiro.
Os dois retomam o dueto voz e violão em Modinha – ‘Serestas no.5’ e Melodia Sentimental – ‘A Floresta do Amazonas’, ambas de Villa-Lobos, e ‘Quem Sabe’, de Carlos Gomes. Depois do intervalo, Rafael Altro executa sozinho ‘Pavana II’, de Luis Milan, “uma peça bem curtinha para introduzir a parte barroca do concerto”, explica o músico. Em ‘Concerto para Alaúde em Ré maior ‘RV93’’, de Vivaldi, o quarteto de cordas e o cravo se unem ao violão de Rafael.
 
A escolha do programa foi feita em conjunto por Rafael e Jean. “Tentamos focar, principalmente, em um repertório que o público ouça e se identifique. É um tipo de democratização dessa música, que é europeia, elitizada”, ressalta o tenor. “Temos ‘Ave Maria’, de Schubert, que todo mundo conhece; canções napolitanas como ‘Torna Sorriento’ e ‘O Sole Mio’; e algumas peças barrocas que talvez o público não conheça, mas precisamos oferecer novidades a ele.”

Amigos fora dos palcos, Jean William e Rafael Altro se conheceram nos bastidores de um concerto do tenor com a Orquestra de São José dos Campos há alguns anos. A oportunidade de estrearem juntos uma apresentação em voz e violão aconteceu num evento fechado. Como a experiência foi bem-sucedida, em setembro deste ano decidiram apresentar um projeto nos mesmos moldes, chamado ‘Uma Voz e Um Violão em Serenata’, em quatro lives e um concerto para uma plateia reduzida.


“Já nesse processo de ensaio de ‘Uma Voz e Um Violão em Serenata’, veio a ideia de fazer algo 
mais voltado para o erudito. Então, idealizei esse projeto ‘Clássicos’, pensando em nós dois como solistas. É um concerto que mantém a ideia de ‘Uma Voz e Um Violão em Serenata’, mas como se fosse em noite de gala”, afirma Rafael Altro, que também é professor, compositor e produtor cultural.

Jean se apresentou em diversos teatros, programas de TV, alcançando 
grande visibilidade. Houve outras grandes conquistas: ele ganhou uma bolsa para estudar na Itália; foi o cantor lírico mais jovem a ser solista no Lincoln Center de Nova York; cantou para o príncipe de Mônaco e para o Papa Francisco; participou de concertos pelo Brasil e pelo mundo.

Agora, o projeto ‘Clássicos’ o faz se conectar à sua essência. “A música faz o indivíduo acessar 
seus sentimentos, paixões, emoções. Esse concerto está a serviço disso também, é uma bandeira que eu pessoalmente levanto, que é a do amor próprio. Esse repertório também tem essa função de semear alguma coisa positiva no universo das emoções das pessoas, cria reconexões.”
Uma Voz e Um Violão em Serenata: https://youtu.be/6rbXykQp-Ro
Data: 30/11/2021 até 04/12/2021
Horário: 20:00
Quando: Terça, Sexta, Sábado
Valor: Grátis Reservar convite
Fonte: Greco Comunicação
Local: Teatro Unibes Cultural
Endereço: R. Oscar Freire, 2500 (ao lado do Metrô Sumaré) - São Paulo – SP

Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.