O espetáculo Canções de Amor do Duo A. Brasileira traz 8 das 13 canções de amor de Claudio Santoro e Vinícius de Moraes; e duas peças para piano solo: Paulistanas nº 1 e 2, de Claudio Santoro.

 

Claudio Santoro nasceu em Manaus, foi para o Rio de Janeiro estudar ainda jovem. Aos 18 anos já era professor adjunto da cátedra de violino do Conservatório de Música do Rio de Janeiro. Estudou com Hans-Joachim Koellreutter, integrando o grupo Música Viva, no Brasil, e com Nádia Boulanger, em Paris/FR. Santoro foi professor fundador do Departamento de Música da Universidade de Brasília e em 1979 fundou a Orquestra do Teatro Nacional de Brasília, atualmente Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, da qual foi regente titular até sua morte em março de 1989.

 

As canções de Claudio Santoro e Vinícius de Moraes estabeleceram um novo referencial na canção de câmara brasileira, para o qual contribuíram diversos elementos característicos das obras de ambos os autores. Compostas entre 1957 e 1960, as 13 canções foram publicadas em três séries, sendo a primeira e a segunda intituladas “canções de amor” e a terceira, “três canções populares”. Do ponto de vista estético e temático, a lírica amorosa dos textos poéticos, nestas canções, é veículo para uma “sofisticação coloquial”, quer pelo agrupamento das canções quanto ao seu desenvolvimento temático, quer pelas possibilidades de nuances interpretativas, incluindo-se a evocação da fala no canto, assim como uma alusão aos modelos de canto que surgem com a bossa nova.

 

Além das canções farão parte do programa duas “Paulistanas”, também de Santoro, buscando alinhavar este inquietante universo que se coloca no entorno das canções do lirismo sobre a angústia e a solidão do amor. Este projeto constitui uma das atividades do Duo A. Brasileira de valorização e difusão da arte brasileira!

 

O Duo Palheta ao Piano tem 19 anos de existência. Recebeu prêmios em concursos como o da Academia Nacional de Música, no Rio de Janeiro, em 2001 e 2004, o do Artist Presentation Society Audition em 2008, nos Estados Unidos e em 2013 o do III Concurso de Música de Câmera – 51º Festival Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. O duo interpretará obras de Ernst Mahle, Guerra-Peixe, Guerra Vicente, José Siqueira, Osvaldo Lacerda e Villani-Côrtes.