O Centro de Música Brasileira no Centro Brasileiro Britânico em Pinheiros. A data seria o aniversário de Osvaldo Lacerda (1927-2011), fundador do CMB. Tocarão em sua homenagem o Duo Cerri-Botelho de Sérgio Cerri na flauta e Flávia Botelhoao piano, e o pianista Renato Figueiredo que foi aluno e grande amigo de Lacerda. Do compositor vão interpretar Momento Musical nº 1, Romântica e Toada Opus 2.  A série conta com o Apoio Cultural da Cultura Inglesa de São Paulo.

 

Osvaldo Lacerda foi um grande compositor brasileiro com um refinado nacionalismo, fruto de extenso conhecimento das características da música brasileira, aliado a sólido domínio das técnicas modernas de composição. Dividiu experiências com Camargo Guarnieri de quem foi aluno por dez anos. Em 1963 estudou nos Estados Unidos com Vittorio Giannini e Aaron Copland. Foi membro efetivo da Academia Brasileira de Música, onde ocupava a Cadeira nº 9, cujo patrono é Tomaz Cantuaria.

 

Ganhou vários prêmios: Prêmio “Melhor Revelação como Compositor em 1962” pela Associação de Críticos do Rio de Janeiro; Primeiro Prêmio no Concurso Nacional de Composição “Cidade de São Paulo” (pela Prefeitura Municipal de São Paulo, em 1962); Primeiro Prêmio no Concurso de Composição de Obras Sinfônicas (promovido pela Rádio Ministério da Educação e Cultura, do Rio de Janeiro, em 1962) e Segundo Prêmio no Concurso de Composição “A Canção Brasileira” (promovido pela Rádio Ministério da Educação e Cultura, do Rio de Janeiro, em 1962);

 

O Primeiro Prêmio no Concurso de Composição e arranjos para Coro Misto a Quatro Vozes (promovido pela Universidade Federal da Paraíba, em 1967); Primeiro Prêmio no I Concurso Nacional de Composição para Instrumentos de Sopro-Trompa e Fagote (promovido pelo Sindicato dos Músicos Profissionais do Município do Rio de Janeiro, em 1984); prêmios APCA nos anos de 1978, 1997, 1981, 1986 e 2012 e Troféu Guarani pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em 1997. Em 1984 fundou o Centro de Música Brasileira que tem o objetivo principal defender e difundir a música erudita brasileira.

O pianista Renato Figueiredo homenageará também a viúva de Camargo Guarnieri, Vera Silvia Camargo Guarnieri (21.11.1939-7.6.2018) com as obras do compositor: Valsa nº 9, As Três Graças (Acalanto para Tânia, Tanguinho para Miriam e Toada para Daniel Paulo), Estudo nº 8 e os Ponteios números 46 e 48.

 

Além das composições de Osvaldo Lacerda, os músicos interpretarão obras de Antonio Ribeiro, Ary Ferreira, Aylton Escobar, Breno Blauth, César Guerra-Peixe, Kilza Setti, Rafael dos Santos e Savino de Benedictis.