O curso tem como proposta desvendar, a partir da observação de imagens importantes da História da Fotografia e das fotos dos alunos, os componentes da linguagem fotográfica. Pensar fotografias trazendo a compreensão das técnicas e expressões do ato fotográfico. A oficina terá enfoque na fotografia artística, mas sempre traçando paralelos entre esta e outras modalidades e gêneros fotográficos. Com o ciclo de doze encontros, pretende-se que o aluno tenha passado pelos principais pontos da imagem fotográfica: observação comentada de v trabalhos fotográficos importantes; certa bagagem de referência de fotógrafos marcantes na História da Fotografia; saberes técnicos da câmera; o tratamento e armazenamentos da imagem digital, ferramentas relevantes para o desenvolvimento de uma poética fotográfica pessoal.

 

Aula 1

Apresentação da oficina e dos participantes. Neste primeiro encontro será abordado o que é propriamente a linguagem fotográfica, dando especial atenção para a fotografia artística e compreendendo o que há de próprio na expressão desta.

 

Aula 2

Apresentação da câmera fotográfica profissional. Utilizando o funcionamento Wi-Fi da câmera, a imagem por ela captada será exibida via projeção e as funções como uso da lente, diafragma, velocidade, ISO, e as configurações de arquivo serão apresentadas. Os desdobramentos da linguagem, as escolhas estéticas virão nas aulas a seguir, onde veremos nas fotografias as consequências de seus usos.

 

Aulas 3 a 5

No 3º encontro será proposto um exercício que permeará o curso: os alunos devem preparar uma série de 3 a 10 imagens para serem apresentadas no 10º e 11º encontro para discutirmos como as imagens se juntam e os sentidos que elas podem produzir. Essas imagens serão também aproveitadas nos encontros nos quais discutiremos a linguagem e o tratamento de cor no photoshop.

Nestes três encontros, a partir, como já foi dito, de imagens importantes da História da Fotografia, vamos compreender escolhas técnicas como diafragma, velocidade, ISO, escolha de lentes. Será pedido para que os alunos tragam fotografias em formato digital para que possamos desenvolver os assuntos da oficina na produção deles, projetando as imagens e comentando já nos trabalhos como essas escolhas técnicas se transformam em escolhas estéticas, e pensando também o uso de câmeras semiprofissionais e profissionais, câmeras analógicas e celulares

 

Aulas 6 e 7

Nestes dois encontros passaremos para o photoshop para abordar o tratamento digital das imagens como contraste, saturação, exposição, tonalidade, balanço de branco e fechamento de arquivos para armazenar com a devida atenção os trabalhos fotográficos. Como apresentação dos funcionamentos do software estes dois encontros terão o formato de projeção para que primeiro eles possam observar, e nos encontros a seguir possam mexer eles mesmos. As imagens utilizadas seguem sendo de fotógrafos importantes, sempre com o intuito de acrescer o campo de referências.

 

Aulas 8 e 9

Desta vez os alunos irão, eles mesmos, utilizando os computadores disponíveis, abrir o programa de edição de imagens e mexer nas suas próprias fotografias, recebendo o devido monitoramento. Estes encontros também serão divididos em duas partes, sendo a primeira hora para que eles tratem as imagens e a segunda parte para projeção das fotografias para toda sala olhar as fotografias editadas em conjunto e pensar a influência desses tratamentos à luz da linguagem fotográfica.

 

Aulas 10 e 11

Veremos as seleções de imagens de todos os participantes e as comentaremos a partir dos conhecimentos apresentados ao longo do curso.

 

Aula 12

Fechamento do curso sintetizando os processos apresentados e passando complementos como sites, revistas, livros de fotografias, filmes e documentários relacionados, procurando dar autonomia aos participantes para que possam seguir desenvolvendo a poética fotográfica de seus trabalhos. Em seguida veremos a forma final da série fotográfica de todos.