17

out 2018

a

23

dez 2018

Labirinto de Amor

Postado por Redação Instituto Pinheiro em 16/10/2018 - 09:31:11

Produzidas entre 1998 e 2018, as mais de 30 obras reunidas na mostra Jorge Fonseca – Labirinto de amor dão um novo significado a objetos do imaginário coletivo e apontam brechas de afeto em coisas simples do cotidiano. Pertencentes a acervos de grandes instituições e colecionadores, elas contam um pouco da trajetória desse artista autodidata mineiro, que foi foi maquinista de trem e marceneiro por mais de 15 anos.

 

Costurar, pintar e bordar o amor. Enfeitar e dar graça a desilusões, tropeços, desavenças. É assim que Jorge Fonseca concebe sua obra. “A mostra sugere a observação da nossa vida e da vida do outro de um jeito diferente. São obras que contam histórias, falam de percalços, sofrimentos, humores e alegrias tão familiares às pessoas”, explica o artista, em atividade desde o início dos anos 1990. “É como o nome da exposição sugere: a vida nada mais é que um grande labirinto de situações inesperadas.”

 

Em criações singulares, que misturam artesania, arte conceitual, pop e kitsch, há uma forte atitude contemporânea, uma crítica contundente às relações humanas. Fonseca dá outra leitura a materiais comuns, tecidos, miudezas de armarinho ou objetos simples que habitam o imaginário de muita gente. “É o que chamo de ‘obra desfrutável’. As pessoas se envolvem emocionalmente com as histórias contadas por cada peça”, diz a crítica de arte Fernanda Terra, curadora da exposição.

 

“Elas se reconhecem, recordam vivências ou lembram de alguém que viveu aquilo. É algo que fala do real, da vida como ela é, mas não de uma forma endurecida e sim cheia de afeto. É difícil observar uma das obras e não abrir um sorriso. E ao mesmo tempo é ácida, irônica, remete aos sentimentos mais íntimos”, ressalta Terra. A curadora destaca ainda que Fonseca é um grande observador do cotidiano, das relações, dos sentimentos. “Por mais que sua obra aborde questões da cultura popular novelística, folclore e religiosidade, o amor se destaca. É um reflexo de como ele enxerga o outro, sempre de um jeito carinhoso.”

Data: 17/10/2018 até 23/12/2018
Horário: 10:00 às 21:00
Quando: Terça a Domingo
Valor: Grátis
Site/E-mail: www.caixacultural.com.br
Fonte: Caixa Cultural
Local: CAIXA Cultural Rio [Unidade Almirante Barroso]
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 25 - Centro
Telefone: (21) 3980-3815

Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.