14 jan 2020

Ludere toca Baden Powell

Postado por Redação Instituto Pinheiro em 29/01/2020 - 15:51:24

Em 2020, após três trabalhos autorais, o grupo instrumental Ludere vai se dedicar à obra de Baden Powell, em uma grande imersão que resultará em novos arranjos para grandes clássicos, além do se debruçar sobre um manancial raro de canções ainda inéditas do compositor. O projeto é uma homenagem aos 20 anos da morte do violonista. Nestas duas últimas décadas, a obra de Baden Powell foi transportada para diversos universos – do samba ao rap –, sendo objeto de pesquisa e aprendizado na música popular.

 

O novo trabalho do quarteto tem uma forte relação de afeto, já que Philippe Baden Powell, o filho mais velho de Baden, é pianista do Ludere. As composições de Baden Powell ganharão versões com arranjos e improvisos como acontece no universo inventivo e livre dos temas autorais do conjunto. Entre os clássicos escolhidos estão “Tempo de Amor” e “Consolação”, dos míticos “Afro-sambas”, feitos em parceria com Vinicius de Moraes; e “Vou deitar e rolar”, canção feita com Paulo César Pinheiro. Além desses hinos do repertório brasileiro, o grupo apresenta material inédito descoberto por Philippe.

 

Ludere é um quarteto instrumental formado por Philippe Baden Powell (piano), Rubinho Antunes (trompete), Bruno Barbosa (contrabaixo) e Daniel de Paula (bateria). Em 2019, o conjunto lançou o terceiro disco, “Live at Bird’s Eye”, gravado ao vivo em Basel, na Suíça, fruto da turnê europeia que realizou no verão de 2018. Depois de três álbuns autorais de estúdio e duas turnês internacionais, o Ludere registrou pela primeira vez duas releituras de Baden Powell, “Sermão” e “Igarapé”, além de outras seis composições próprias. O disco saiu pelo novo selo de jazz contemporâneo brasileiro, Blaxtream.

 

O quarteto já se apresentou em respeitados festivais no Brasil, como Ilha Bela In Jazz, Sampa Jazz Fest e PiriJazz. Os músicos realizaram sua primeira turnê internacional durante o verão europeu de 2018, passando por Moscou, com apresentação na programação do projeto Brasil Experience, durante a Copa do Mundo; no conceituado Duc Des Lombards, em Paris; na Casa da Música, no Porto; no tradicional jazz club londrino Ronnie Scott’s, e realizou quatro shows no Birds Eye Jazz Club. No ano passado Ludere se apresentou no concorrido palco do JazzAhead, em Bremmen, na Alemanha. Em março de 2020 parte para mais uma turnê europeia, se apresentando no projeto Musik Winter em Gschwend, no sul da Alemanha, e no conceituado club Porgy and Bess, em Viena.

Data: 14/01/2020
Horário: 21:30 às 23:59
Quando: Sexta-feira
Valor: 40,00
Site/E-mail: www.jazznosfundos.net
Fonte: Sympla
Local: Jazz nos Fundos
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 742 - Pinheiros
Telefone: (11) 3088-0645

Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.