Localizado na Colina do Ipiranga, onde D. Pedro I declarou o Brasil independente de Portugal em 1822, o Parque da Independência é, além de um marco histórico nacional, um lugar lindo de se visitar.

 

São mais de 160 mil metros quadrados para quem curte caminhar, andar de bike, skate, patins e patinete, se divertir e se exercitar! Mas não é só isso! É impossível passar por lá e não se encantar com os jardins (inspirados nos clássicos franceses) e com a grandiosidade do Museu Paulista, conhecido popularmente como Museu do Ipiranga (atualmente fechado).

 

Passeando por toda a sua extensão é possível ver de tudo um pouco: gente fazendo esporte, curtindo um piquenique sob a sombra das árvores, crianças brincando com o pet, fotógrafos aproveitando o cenário para garantir lindos cliques, árvores frutíferas e pássaros como pica-pau, periquito, papagaio, entre outras espécies.

 

Quer aproveitar o dia por lá? Nossa dica é montar uma cestinha com lanchinhos, frutas e sucos e desfrutar toda aquela beleza para fazer um piquenique em família! Capriche no protetor solar e não esqueça de levar um squeeze para encher nos bebedouros ao longo do parque!

 

Imperdível para grandes e pequenos

Não deixe de subir a escadaria do Monumento à Independência do Brasil para conferir a vista que o local proporciona! Na descida aproveite para conhecer também a Capela Imperial, com acesso ao interior do monumento, onde se encontram os restos mortais da Imperatriz Leopoldina, D. Pedro I e D. Amélia (segunda esposa do imperador). Uma verdadeira aula de história do Brasil!

 

Bateu aquela fome?

Se essa aventura toda deixou a galerinha cheia de fome e você não se preparou para um piquenique, uma boa opção é dar uma passadinha no Museum Food Park que fica na Avenida Nazaré, em frente à entrada do parque. Lá é possível encontrar opções para todos os gostos, como açaí, sanduíches, sucos, porções.

 

Como chegar?

Para quem vai de carro, tem um estacionamento próximo a entrada do parque, na Rua Conde Vicente de Azevedo, travessa da Avenida Nazaré. Você pode optar também pelo transporte público, indo de metrô até a estação Alto do Ipiranga (Linha 2-Verde), ou pegando um ônibus elétrico que sai da Praça da República (4113-10).

 

Sobrou energia para passear ainda mais?

Então aproveite para conhecer o Museu de Zoologia – que tem uma das maiores coleções do mundo em animais taxidermizados – ou ainda dar uma esticadinha até o Aquário de São Paulo para conferir de pertinho ursos polares, cangurus, pinguins e muito mais. É diversão na certa!