O Sesc Santana apresenta o espetáculo teatral “Peça do Casamento”, com Eliane Giardinie Antônio Gonzales. Escrito por Edward Albee, o texto ganhou adaptação e direção de Guilherme Weber na montagem que chega a São Paulo. Produzida pela Quintal Produções, a peça tem ficha técnica de peso, com cenografia de Daniela Thomas e Camila Schmidt e iluminação de Beto Bruel.
Quando Edward Albee (1928-2016) morreu, nem todos tinham conhecimento do legado que o escritor deixava com seus mais de 50 anos de teatro. Considerado um dos maiores dramaturgos americanos, Albee é autor de mais de 30 peças. Considerada por Albee “a estrutura social fundamental da cultura contemporânea ocidental”, o casamento é o objeto de estudo a ser dissecado na montagem, levantando questões contemporâneas, mas que também eram pertinentes à época em que o texto foi escrito.
Edward Albee faz do embate entre um marido e uma esposa um jogo de metalinguagem e desconstrução do gênero “peça de relacionamento” nesta sua ácida comédia “Peça do Casamento.” Após trinta anos juntos, uma crise obriga um casal a revisar suas vidas e os embates que se seguem os obrigam a aprender algo sobre si mesmos e sobre o outro.
Diferentemente de seus outros trabalhos que se tornaram clássicos da dramaturgia, a “Peça do Casamento” ainda não é um texto muito encenado no Brasil. A adaptação de Guilherme Weber é a segunda de uma trilogia que traz o casamento como temática, levada aos palcos pelo diretor também na peça “Os Realistas”, de Will Eno, e que será completada com “De Verdade”, de Tom Stoppard, ainda inédita.
Guilherme Weber é ator, diretor, roteirista, curador e produtor. É fundador da Sutil Companhia de Teatro, uma das mais importantes do país, na qual atuou e assinou a criação de diversos espetáculos por 23 anos. Trabalhou com os maiores nomes do teatro, do cinema e da televisão do Brasil. Duas vezes ganhador do prêmio APCA de melhor ator, no teatro e na televisão. Com Deserto, sua estreia na direção de longa metragens, ganhou o prêmio de melhor diretor no Los Angeles Brazilian Film Festival em 2016.