Nos meses de janeiro e fevereiro, o público poderá aprender a estabilizar danos em livros e documentos gratuitamente. Inscreva-se e participe!
No início de 2019, a Casa Guilherme de Almeida – integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – oferecerá para o público a oficina Pequenos reparos em livros e documentos. Serão formadas duas turmas: uma entre os dias 14 e 18 de janeiro, e outra entre 18 e 22 de fevereiro, sempre das 14h30 às 17h30. A oficina é gratuita; para participar basta se inscrever pelo site do museu.
A proposta das aulas, que serão ministradas por Marlene Laky, é capacitar os participantes a intervirem adequadamente na estabilização de danos em livros e outros documentos. Os alunos executarão pequenos reparos, como preenchimento de áreas, consolidação de rasgos e intervenção em lombadas danificadas. Laky já participou de projetos na área de conservação no IEB-USP e, atualmente, é conservadora-restauradora do acervo bibliográfico da Casa Guilherme de Almeida.
SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Inaugurado em 1979, o museu Casa Guilherme de Almeida funciona na residência onde viveu o poeta e tradutor paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte de artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. A Casa – primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país – oferece uma intensa programação de atividades relacionadas às diversas áreas de atuação de Guilherme de Almeida, que incluem o cinema, o jornalismo e o teatro. A Casa Guilherme de Almeida integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
SERVIÇO:
Pequenos reparos em livros e documentos
Turma 1: De 14 a 18/1 – 14h30 às 17h30
Turma 2: De 18 a 22/2 – 14h30 às 17h30