Situada na intersecção entre ato, espetáculo de dança e gravação de filme, a performance “Plano Sequência / Take 2” aponta para um campo ainda pouco explorado, que a Companhia desenvolve desde 2015 e define como Coreocinegrafia. Em cena, oito intérpretes dançam, filmam, operam equipamentos e apoiam-se mutuamente na construção do acontecimento. O público pode assistir, em tempo real, a gravação de um filme em plano sequência (sem cortes), cujas cenas se encadeiam fluidamente e estão baseadas em coreografias, jogos cênicos e improvisações orientadas.

 

O elenco conduzirá, ainda, uma conversa pública sobre os aspectos principais que estruturam uma Coreocinegrafia e sobre os caminhos que apontam para a redefinição de concepções do que pode ser dramaturgia na fusão dessas linguagens.

 

No workshop, o núcleo de criação traz disparadores e proposições baseados em noções de fotografia e vídeo – quadros, planos, iluminação -, para abordar questões relativas à construção de uma visualidade que reforça, tensiona, cria oposições e inaugura discursos na relação entre o corpo e a câmera. A partir da utilização do ‘corpo câmera’ – termo que designa o espaço de investigação corporal desse trabalho -, serão explorados os elementos inerentes à produção audiovisual, que compõem um ato performático em coreocinegrafia.

 

Dias

05,06,07,12,13 e 14/07

 

 07/07, conversa pública após apresentação