30 jan 2020

Tributo Chet Baker por Daniel D’Alcântara e Walmir Gil

Postado por Redação Instituto Pinheiro em 28/01/2020 - 14:18:43

Noite de celebração ao trabalho do trompetista Chet Baker por dois grandes nomes brasileiros: Daniel D’Alcântara e Walmir Gil.

 

Baker era americano e aprendeu, ainda criança, a tocar trompete. Aos 22 anos começou a tocar com Charlie Parker e mais adiante passou a integrar o grupo de Gerry Mulligan, já sendo, neste momento, considerado um grande artista. Depois começou a cantar e conquistou uma audiência ainda maior. É um dos grandes nomes do cool jazz e possui gravações inesquecíveis, como “My Funny Valentine”.

 

Walmir Gil começou a tocar trompa aos 10 anos, na banda Lira Musical Pedro Salgado, em São Paulo, da qual seu avô, o Capitão da PM Sebastião Gil, era regente. Na mesma banda, mudou de instrumento e passou para o trompete. Percorreu o caminho que a grande maioria dos músicos percorre: apresentações em bailes, casas noturnas e acompanhando artistas.

 

Gil é um dos mais notáveis trompetistas brasileiros. Integrou grupos de consagrados artistas, entre elas da cantora ngela Maria, Djavan, Guinga, Gal Costa, César Camargo Mariano, Simone, e Fafá de Belém. O trompetista também acompanhou artistas internacionais como Anita O’Day, Bobby Short, Natalie Cole, Sadao Watanabe e Benny Carter.

 

Daniel D’Alcântara é bacharel em Trompete pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e iniciou seus estudos musicais com seu pai, o trompetista Magno D’Alcântara. Leciona na Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP) e na Faculdade Souza Lima/Berklee. É integrante da “Soundscape Big Band Jazz”, grupo com o qual gravou três CDs (“Maybe September”, “Uncle Charles” e “Cores Vol.1”). De 2009 à 2014 foi trompetista solista da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, com a qual participou de duas estreias mundiais, sendo uma em 2004, com a obra “Thaddeus”, de Alexandre Mihanovich, e em 2005, no Festival de Inverno de Campos do Jordão, com a obra “Brasilianas No.4”, de Cyro Pereira. Acompanhou grandes artistas nacionais como João Donato, Roberto Menescal, Ivan Lins, Leny Andrade, Joyce, Claudete Soares, Filó Machado, Rosa Passos, Milton Nascimento, Max de Castro, Pedro Mariano, Eugênia Melo e Castro. Em 2001 gravou seu primeiro CD, “Horizonte”, em parceria com o baterista Edu Ribeiro.

Data: 30/01/2020
Horário: 21:00 às 23:59
Quando: Quinta-feira
Valor: 35,00
Site/E-mail: www.jazzb.net
Fonte: Sympla
Local: Jazz B
Endereço: Rua General Jardim, 43 - Vila Buarque
Telefone: (11) 3257-4290

Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.