,
Antes de propor uma apresentação na forma de unidades modulares, nossa proposta de curso objetiva oferecer uma introdução à Filosofia. Às nossas pretensões, por sua vez, vem somar-se o ensejo de ir ao encontro do interesse crescente – e difuso – pela filosofia por parte de profissionais das mais diversas áreas.
Não se pode prescindir também da justa ênfase às contribuições que decorrem da relação íntima e longeva (e nem sempre amistosa) que a filosofia e a democracia mantêm. Oriundas da Grécia antiga, ambas exerceram grande influência na conformação do papel do cidadão na política. Cícero, numa passagem que faria história, disse que Sócrates “fez a filosofia descer dos céus e colocou-a nas cidades dos homens e trouxe-a também para as suas casas e forçou-a a falar da vida e da moral”.
Conduzir os interessados no campo da História da Filosofia, de modo a proporciona-lhes os instrumentos para divisar, no percurso do pensamento ocidental, as marcas de seu confronto com o tempo;
Ainda que o curso aqui proposto não se detenha expressamente na face política da filosofia, conhecer a História da Filosofia oferece elementos básicos para a compreensão de forma mais clara acerca dos problemas que a racionalidade afim nos coloca desde os socráticos até hoje. Visto que o homem permanece, como disse Aristóteles, “animal político”.
PROGRAMAÇÃO: Sexta-feira a partir de 22 de maio, das 19h às 20h30
22/05 – Pedro Monticelli (Platão/Aristóteles/Agostinho/Tomás de Aquino)
29/05 – Mario Porta (Descartes/ Locke/Hume/Kant)
05/06 – Gabriel Ferreira (Hegel e suas reações)
12/06 – Ernesto Giusti (Filosofia fenomenológica-hermenêutica x Filosofia analítica)
19/06 – Ricardo Melani (Filosofia e seus desdobramentos nos últimos 30 anos)
Confira no Link: https://www.facebook.com/eparlamento