Um dos principais palcos de divulgação da nova safra da música brasileira no Ceará, o XIV Festival de Inverno da Serra da Meruoca traz atrações nacionais, regionais e locais que prometem animar as noites na serra, nos dias 21 e 22 de junho, a partir das 21h, no Estádio Municipal da Meruoca. A programação é gratuita.

 

Na sexta-feira (21), quem abre o evento é a CabeSativa (PI). A banda de reggae vem da Parnaíba e traz na bagagem dois CD’s, participações em festivais do Piauí, Maranhão e do Ceará, além de apresentações com grandes nomes da música nacional, como Tribo de Jah, Paralamas do Sucesso, Skank, Natiruts e Cidade Negra.

 

Já o projeto Brazucas (CE) leva aos palcos um repertório recheado de clássicos da MPB. Passeando por gêneros como pop, rock e reggae, a banda composta por experientes músicos da cena caririense inspira o ar revigorante desses tempos modernos para dar vida a novos arranjos e releituras de grandes sucessos nacionais.

 

O projeto Nosso Samba (CE), por sua vez, reúne músicos profissionais da capital cearense, que buscam resgatar referências culturais desse ritmo. O público pode esperar interpretações das músicas de Cartola, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Alcione, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho e muitos outros do berço do samba.

 

Os maiores hits da sua carreira e muito rock, assim Paulo Ricardo define o setlist do seu show Sex on the Beach, que apresenta no sábado (22). O ex-integrante do RPM – grupo icônico do rock nacional nos anos 80 – vive uma nova fase de sua carreira, que soma mais de 30 anos.

 

Ele abre a noite, seguido de muito xote, xaxado e baião pela sanfona de Fábio Carneirinho (CE) – representante do Cariri adepto do “bom forró autêntico”, que já fez excursões pela Europa levando a música do Ceará. Os ritmos nordestinos também tem vez com a banda local Tomma Xote (CE).

 

Após essa programação, nos dois dias de evento, acontecem as apresentações do Festival Competitivo e quem fecha as noites é o DJ Jr. Cowboy. Além dos shows musicais, o projeto contempla a realização de trilhas ecológicas, atividades esportivas, feira de artesanato e culinária, ações formativas e atrações artísticas.

“Com essa rica e diversa programação esperamos fortalecer a realização desse festival, que vai para a sua décima quarta edição abraçando sua missão de difundir e democratizar o acesso à música brasileira, bem como ocupar os espaços públicos com atividades e atrações para a população e os visitantes, movimentando a economia local através do turismo”, afirma o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude de Meruoca, Augusto Cesar dos Santos.