Quarta edição do FIC acontece de forma presencial e online e reúne espetáculos, debates e oficinas. Saiba tudo:

 

Respeitável público! O FIC – Festival Internacional de Circo voltou! Prepare-se para uma intensa programação gratuita, em São Paulo, entre os dias 23 de março e 17 de abril. Lembre-se: os ingressos são sempre distribuídos com uma hora de antecedência.

E essa edição tem uma particularidade: pela primeira vez, o evento passa por TODAS as regiões da cidade.

São 71 atrações em lugares como o Centro de Memória do Circo (Av. São João, 473 – Centro), o Tendal da Lapa (R. Guaicurus, 1100 – Água Branca), o Teatro Flávio Império (R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaiba), a Comunidade Cultural Quilombaque (Tv. Cambaratiba, 286 – Perus) e o Teatro de Contêiner (R. dos Gusmões, 43 – Santa Ifigênia), além de praças públicas na periferia.

Achou pouco? Tem mais! No dia 27 de março, quando é oficialmente comemorado o Dia do Circo, o festival realiza outra ação inédita: uma parceria com as lonas que estão por SP, deixando disponíveis 100 ingressos grátis em cada uma delas.

Ou seja, o público pode vibrar com os espetáculos cheios de magia do Planet Circus, do Las Vegas, do Circo de RoMa, do Circo Miller, do Orion Circus e do Circo Mix. Mas é só nesse dia! Fique ligade!

  • O que assistir no Festival Internacional de Circo?

No FIC existem vários tipos de atrações, para ninguém botar defeito. Entre os destaques estão as criações pensadas especialmente para o evento, como a “Salto Alto”. Com uma linguagem híbrida e caráter musical, o trabalho aposta no humor para valorizar as mulheres reais e poderosas.

Inspirado na cultura das ballroom de NY nos anos 80, o espetáculo é repleto de glamour, orgulho e resistência. As artistas exploram diferentes técnicas, como acrobacia, dança, teatro físico e lip synk. Quer assistir? “Salto Alto” acontece no dia 17 de abril, às 19h, no Tendal da Lapa.

Aliás, empoderamento e diversidade são as palavras de ordem da quarta edição do Festival Internacional de Circo. Em “As Pretas Ditas”, também criado com exclusividade para o evento, os espectadores mergulham no universo das mulheres pretas, com seu cotidiano de guerreira e de mãe.

Para evocar as forças da natureza, o trabalho foi pensado a partir da fluidez. Dessa forma, espere por números aéreos de corda, tecido, lira, acrobacias de solo, contorção e roda cyr. Gostou? “As Pretas Ditas” ocorre no dia 13 de abril, às 20h30, na lona do Teatro Flávio Império.

Já “Ponto Linha”, mais uma atração inédita, é um espetáculo musical dirigido por Lu Lopes. Na ação, vários artistas saem da caixinha de DesCostura de Madame Du Porto para se expressarem livremente, misturando as linguagens circenses.

O que chama a atenção são as ações inusitadas, como o músico em equilíbrio em uma bola, um gorducho em cima de um magrelo e os pés em cima da cabeça – tudo com muito contorcionismo, palhaçaria e acrobacias. Não perca: “Ponto Linha” é no dia 14 de abril, às 20h30, na lona do Teatro Flávio Império.

 

 

Mas não é só de números exclusivos que vive o Festival Internacional de Circo. No dia 15 de abril, às 19h, no Teatro Flávio Império, a Cia Eós apresenta “Inversus”, uma mistura de dança, teatro e artes circenses. O público se diverte com correntes suspensas, trapézio, tecido e muito mais.

Curte uma comédia? A Cia Raros Circus apresenta “Reciclown” no dia 14 de abril, às 9h30, na lona do FIC no Teatro Flávio Império. Na trama, um gari e um catador de materiais reutilizáveis se encontram em um dia de trabalho. Enquanto um quer terminar o serviço, o outro quer transformar o mundo!

Além das atividades presenciais, o público aproveita uma intensa programação online, exibida pelo canal do festival no YouTube. São documentários, mais espetáculos e outras obras sobre o atual momento do circo no Brasil e no mundo, que discorrem sobre temas como negritude, transgeneridade, situação política e o papel da mulher.

Curtiu? Agora é só conferir a programação completa e desfrutar do FIC 2022.

 

 

 


Fonte: https://catracalivre.com.br/agenda/fic-festival-internacional-de-circo-sp/


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.