Os hábitos de limpeza e higiene de toda a população têm mudado desde o início da pandemia, provocando o aumento da procura por certos produtos, como o álcool em gel e outros desinfetantes. Para ajudar a suprir a demanda por eles, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou duas fórmulas desinfetantes extremamente eficazes contra o novo coronavírus.

 

Pesquisadores da Alemanha testaram as formulações para provar a sua eficácia, expondo o Sars-Cov-2 por 30 segundos aos desinfetantes. “Esse prazo foi escolhido com base nas recomendações para desinfetar as mãos”, diz Stephanie Pfänder, líder da análise e professora do Departamento de Virologia Médica e Molecular da Universidade Ruhr-Bochum, em comunicado.

 

A equipe observou se o vírus seria eliminado após os 30 segundos e chegou a conclusão de que sim, as formulações recomendadas pela OMS são eficientes para combatê-lo, inclusive seus principais componentes: os álcoois etanol e isopropanol.

 

Fórmulas

 

A primeira formulação desinfetante recomendada pela OMS consiste em 80% em volume de etanol, 1,45% em volume de glicerina e 0,125% em volume de peróxido de hidrogênio. A segunda consiste em 75% em volume de isopropanol, 1,45% em volume de glicerina e 0,125% em volume de peróxido de hidrogênio.

 

Na Alemanha, farmácias receberam autorização para fabricar produtos desinfetantes com a segunda fórmula, a base de isopropanol, o que ajuda a combater a escassez de itens fabricados por grandes empresas.

 

Ao redor do mundo, mais de 2,2 milhões de pessoas já contraíram a Covid-19. Medidas de distanciamento social, lavar as mãos regularmente e usar máscaras são outras recomendações da OMS para prevenir a infecção e o maior alastramento da pandemia.

 

Fonte: Revista Galileu


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.